Chapati e Chole Chaat

O meu pão indiano preferido é o naan, mas falta um tandoor em casa para colocá-lo em prática. Ainda na categoria indian flat bread, o Chapati é um pão à base de farinha, sal e água (sem adição de fermento) e assado/grelhado em frigideira (ou direto na chama do fogão).
Servi com Chole Chaat (um dos cozidos indianos de grão de bico), mas o chapati pode acompanhar daals, chutneys e ensopados.


Chole Chaat: Doure uma cebola grande em óleo. Una sementes de coentro, cominho, pimenta do reino, mostarda e cardamomo moídas, folhas de curry e limão kaffir, cravo, canela e cúrcuma em pó, uma pimenta dedo de moça fatiada e gengibre fresco picado. Adicione um tomate grande sem pele em cubos. Acrescente duzentos e cinqüenta gramas de grão de bico cozido (amasse 1/3 com um grafo), um pouco da água do cozimento (do grão de bico) e sal. Tampe e cozinhe em fogo bem baixo. Sirva quente com chapati.

Chapatis:
(para 4 chapatis - 100% = 60g)
100% de farinha de trigo
50% de farinha de trigo integral
15% de farinha de glúten
2% de sal marinho
120% de água morna
20g de ghee (usei manteiga clarificada derretida)
Misture as farinhas com sal. Adicione a água aos poucos. Trabalhe a massa até ficar elástica. Boleie, cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 40 minutos. Divida em quatro partes e abra cada em círculo de 18cm de diâmetro. Grelhe dos dos lados em frigideira de ferro - a massa estufa durante a cocção. Pincele manteiga em um dos lados e disponha em travessa coberta com pano.
Rasgue com as mãos e envolva o chole chaat no lugar dos talheres.

Para converter gramas e mililitros em xícaras medidoras entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas