quinta-feira, 24 de maio de 2012

5

Muitas memórias, alegrias, decepções, gulodice, impressões, expectativas, lições e constatações foram explanadas durante cinco anos no Gourmandise.
Sem tempo para fazer algo especial na comemoração do aniversário do blog improvisei um bolo de cerveja e frutos secos.

gourmandise gâteau à la bière

Gâteau à la bière:
(considerei 100% equivalente à 50g para um bolo pequeno)
100% de manteiga sem sal temp. amb.
80% de açúcar mascavo
100% de melado de cana
10% de essência de baunilha caseira
100% de ovo
135% de farinha de trigo
3% de fermento químico
3% de bicarbonato de sódio
0,5% de noz moscada moída e canela em pó
700% de cerveja (usei uma bière blanche)
80% de tâmara seca picadas grosseiramente (6 unid)
80% de nozes picadas grosseiramente
Aqueça a cerveja e deixe reduzir até obter 1/5 do volume. Esfrie.
Bata a manteiga com o mascavo e o melado com uma espátula até obter um creme. Adicione o ovo e a baunilha. Misture bem para incorporar. Acrescente a farinha (previamente peneirada com o fermento, bicarbonato, noz moscada e canela) intercalando com a cerveja fria (a massa fica bem líquida). Agregue as tâmaras e as nozes. Asse em forma pequena para bolo inglês untada e forrada com papel manteiga à 180ºC por 30-35 minutos.
Desenforme e esfrie sobre grade.


Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Como medir os ingredientes se não possui balança? Observe as equivalências para xícaras medidoras.
 
Postado por Nina Moori.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cinco anos de gourmandise? Todo dia surgem vários blogues de comida e vinho e apenas uma fração deles sobrevive. Parabéns!!!

Anônimo disse...

parabén ao casal e que venham mais cinco anos!
bjo,

Gabe Manzo disse...

Parabéns! Visito desde 2008, e adoro! Já tentei fazer algumas receitas e também conheci ingredientes novos pra mim, por aqui! =)

Isadora disse...

improvisou e arrasou!!!

parabens pelos 5 anos de gostosura e sucesso!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Silvia - BH disse...

Nina, vou fazer este bolo logo que puder - deve ter ficado tipo um queca e muito saboroso, não?

PARABENS a dupla tão harmoniosa, e muito agradecida por este que é um super caderno de receitas - não só o favorito, mas o único que vou seguindo na cozinha, nesta vastissima internet gourmet! As receitas que faço sempre ficam ótimas, e nada complicadas (exceto as que o são por si mesmas, como os chiffons cakes)