Bolinho de ervilha

Achei no mínimo polêmica a decisão do governo francês sobre a nomenclatura de alimentos veganos com derivações carnívoras. Em algum lugar do passado tenho certeza que já usei termos onívoros para comidas veganas ou vegetarianas. Mas que bom que nossas opiniões mudam (será um lampejo de maturidade?).
Depois que aderi a nova alimentação decidi aumentar a ingestão de proteína de origem animal. Antes acabava comendo ovos e queijos e deixava as demais proteínas para o final de semana. Ainda tenho mais facilidade em comer e cozinhar pratos que usem leguminosas, verduras, legumes e frutas. Hoje fiz um bolinhos grelhados de ervilha seca.


Calcule cerca de vinte e cinco gramas de ervilha seca para cada bolinho. Lave, cubra com água filtrada e deixe repousar na geladeira por uma noite. No dia seguinte, drene, lave novamente e processe com cebola, alho, um pouco de cúrcuma fresca e sal (use o pulsar). Modele os bolinhos e grelhe dos dois lados na frigideira antiaderente com um pouco de óleo de girassol (achate levemente com a espátula quando colocar na frigideira). Comi com molho sriracha, endívia grelhada, tomate cereja refogado e salada de almeirão.


Algumas variações que já testei: adicionar algumas azeitonas pretas na massa, temperar com folhas de hortelã ou coentro fresco, servir com molho à base de tahini (limão e azeite) e molho campanha (o popular vinagrete).

Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas