Estrogonofe à brasileira

O estrogonofe é uma versão abrasileirada do russo beef stroganoff. O original leva mostarda de boa qualidade, cogumelos frescos e creme azedo, enquanto o nosso é temperado com mostarda comum, catchup, creme de leite UHT, conhaque de alcatrão e cogumelo em conserva.
Confesso que durante alguns anos tive vergonha de admitir que gostava na nossa versão. Era o tipo de prato que só comia em casa. Quanta besteira! Antes de envelhecer quero ter o direito de comer o tenho vontade e recusar o que não gosto.
O que costumo preparar em casa é o meio do caminho entre as duas versões.


Estrogonofe (2 porções): Derreta vinte e cinco gramas de manteiga com um fio de óleo de girassol. Doure trezentos gramas de alcatra fatiada (e levemente empanada em farinha de trigo) no fogo alto. Retire a carne e doure cem gramas de cogumelo Paris fatiado (adicione mais óleo, se necessário) no fogo alto. Retire o cogumelo refogue cinquenta gramas de cebola brunoise na mesma panela. Volte a carne e o cogumelo, adicione quarenta mililitros de Cognac (ou Whisky) e flambe. Acrescente trinta gramas de extrato de tomate, dez mililitros de worcestershire sauce, dez gramas de mostarda Dijon, flor de sal, pimenta do reino moída na hora e cento mililitros de caldo de carne caseiro. Cozinhe em fogo baixo. Verifique a maciez da carne. Adicione cento e cinquenta mililitros de creme de leite fresco. Deixe engrossar um pouco, corrija o sal e sirva quente com arroz e batata palha.


Postado por NM.

Postagens mais visitadas