Bolo de grão de bico, cacau e azeite - gluten free

Normalmente uso aquela mistura de fécula de batata, polvilho doce e farinha de arroz para fazer bolos  sem glúten, mas depois do ótimo resultado dos Biscoitos de grão de bico comecei a pensar em usar outro tipo de farinha. Segui o método da Socca, hidratando a farinha de grão de bico com água e azeite e agregando o ovo e ingredientes secos no final.

Gourmandise bolo com farinha de grão de bico

Bolo de grão de bico, cacau e azeite sem glúten:
(um bolo pequeno - 100% = 90g)
70% de farinha de grão de bico
100% de água filtrada
45% de azeite
55% de ovo
50% de açúcar orgânico
5,5% de cacau em pó (não alcalinizado)
0,14% de canela em pó
0,14% de sal rosa do Himalaia
3,5% de fermento químico
Misture a farinha com água e azeite. Una o ovo. Adicione os demais ingredientes. Asse em forma pequena redonda de fundo falso untada com óleo e cacau (ou farinha de grão de bico) à 180°C por 25 minutos. Desenforme e deixe esfriar sobre grade.


O bolo ficou mais macio e úmido que a versão com o mix de farinha sem glúten convencional.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Inessa disse…
Ola Nina, voce costuma utilizar ovos pasteurizados ou em pó nas suas receitas ( já que utiliza medidas em gramas ) ?
Inessa, uso ovo em pó somente para fazer marzipan. Quanto aos ovos pasteurizados prefiro deixá-los para a panificação. Não gosto do resultado dos ovos pasteurizados na confeitaria.
Para dividir ovos, misture com um garfo a clara e gema e pese a quantidade requisitada.
A porcentagem torna as receitas mais práticas. Pode-se ajustar pelo peso desejado no produto final, pela quantidade disponível de algum ingrediente (como o ovo) ou pelo tamanho da forma disponível.
N.
Inessa disse…
Sim, eh verdade. Estes ovos pasteurizados nao dao um resultado final legal mesmo. Obrigada.
Abs,
Inessa
Charito Peraza disse…
Se eu entendi bem vc utilizou

63 g de farinha de grao de bico
90 g de água filtrada o que corresponde. A 90 ml
40,5 g de azeite o que corresponde 40,5 ml
49,5 g de ovo o que corresponde a 1 ovo pequeno
45 g de açúcar organico
4,95 g de cacau em pó
0,12 g de canela em pó o que corresponde a 1 pitada pequena de canela em pó
0,12 g de sal da Himalaia o que corresponde a 1 pitada pequena de sal
3,15 g de fermento químico o que corresponde a 1 colher das de chá de fermento químico
Bom se eu tiver certa porque colocar os ingredientes em porcentagem, qual é a vantagem?
Você tem receitas interessantes, mias você poderia descomplicar um pouquinho.
Charito, as porcentagens funcionam muito bem para qualquer tamanho de forma, rendimento desejado ou disponibilidade de ingredientes. Basta diminuir ou aumentar o 100%.
Infelizmente confeitaria e panificação funcionam melhor desta forma. Uso este formato no trabalho com os alunos e profissionais da área.
N.
Charito Peraza disse…
Para mim ficou fácil, transformar porcentagens em gramos, mesmo não sendo uma profissional na área, porque conheço a fundo a matemática, mais alguns amigos meus que são profissionais na área, me disseram que este modo de colocar as receitas é muito complicado até para eles, e no ponto de vista de esse meus amigos, é para que pessoas sejam da área ou não, que tenham dificuldades com as porcentagens desistirem de fazer as receitas, e que no mundo atual não há necessidade de colocar em porcentagens as receitas, já que todo mundo tem acesso a uma balança, para meus amigos da área como para mim, você é da filosofia "para que facilitar se podemos complicar" e a gente respeita teu jeito de fazer as coisas mais nossa filosofia incluindo meus amigos que son profissionais na área somos exatamente da filosofia contrária "para quê complicar, se podemos facilitar", pois sobre nosso ponto de vista pensamos "De que sirve o conhecimento, se não podemos compartilhar de uma forma descomplicadas? A nossa resposta de nada , porque esse conhecimento com certeza absoluta vai se perder com o tempo, como muitos outros conhecimentos ya se perderam lamentavelmente e jamais vamos resgata-los. Em outras palavras aceito tua resposta, mais não concordo com ela

Postagens mais visitadas