Bolo de coco e damasco

Receita de bolo sem foto?
Cogitei a hipótese de não publicar a receita deste bolo porque não tinha nenhuma fotografia. Mas ficou tão gostoso que seria injusto passar em branco.
Contarei com a imaginação dos leitores: Imaginem um bolo com massa delicada e aerada (estilo chiffon cake), recheado com duas camadas de creme pâtissier de damasco seco (pouco doce), coberto com creme de coco e polvilhado de coco flocado.


Bolo de coco e damasco (ou o Bolo para a mãe do Marcel):
(um bolo de 18cm - 100% = 120g)
chiffon de coco:
58,3% de farinha de trigo
12,5% de coco seco ralado
0,83% de sal marinho
1,5% de fermento químico
41,6% de gemas de ovos
45% de açúcar refinado 1
45% de óleo de girassol
63,7% de leite de coco
100% de claras de ovos
66,6% de açúcar refinado 2
0,37% de cremor de tártaro
Peneire a farinha com sal e fermento. Una o coco e reserve.
Bata as gemas com o açúcar1 até obter uma gemada clara. Adicione o óleo, em fio, batendo sempre com fouet. Em outro bowl, comece a montar as claras em neve mole. Adicione o leite de coco, em fio, à gemada. Adicione o açúcar 2 à clara mole e bata para obter um merengue francês. Incorpore os ingredientes secos à gemada com auxílio de espátula. Incorpore o merengue.
Disponha em forma redonda limpa (sem untar ou polvilhar) de fundo falso de 18cm de diâmetro. Asse à 190ºC por 30 minutos. Retire do forno, vire a forma de cabeça paara baixo e deixe esfriar. Desenforme e corte em três camadas.

recheio de damasco e coco:
208% de leite integral
166% de creme de leite fresco
16,6% de gemas de ovos
83,3% de açúcar refinado
20,8% de amido de milho
83,3% de damasco seco brunoise (cozido em fogo baixo com 200ml de água filtrada até ficar tenro)
16,6% de coco seco ralado
Aqueça o leite e o creme de leite em fogo médio. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar. Una o amido e misture bem. Verta parte do líquido quente sobre a gemada, misturando com fouet. Volte tudo o fogo baixo, mexendo com fouet. Cozinhe por cerca de 4-5 minutos. Transfira para outro recipiente, una o damasco e o coco, cubra com filme plástico (aderente ao creme) esfrie e gele por 2h.

calda:
75% do caldo da cocção do damasco seco (se faltar, complete com água filtrada)
12,5% de açúcar refinado
16,6% de rum
Leve ao fogo, o caldo da cocção do damasco e açúcar até dissolver. Amorne e una o rum. Gele.

cobertura (creme de coco):
100% de leite de coco
75% de creme de leite fresco
16,6% de açúcar refinado
7,5% de amido de milho
8,3% de manteiga sem sal
Misture tudo e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com fouet até cozinhar (cerca de 4 minutos). Cubra com filme plástico (aderente ao creme) e gele por 1h.
coco seco flocado ou ralado para polvilhar (cerca de 70g)

Montagem: disponha uma camada de bolo sobre prato grande. Umedeça com 1/3 da calda. Espalhe 50% do creme de damasco. Cubra com a segunda camada de bolo, umedeça com 1/3 da calda e espalhe o recheio restante. Disponha a última camada de bolo, umedeça com a calda e cubra com o creme de coco. Polvilhe o coco flocado e gele por 2-5h.
Sirva bem gelado.



Postado por Nina Moori.

Comentários

Akemi disse…
Vi a receita ontem às 9 da noite, botei a imaginação para funcionar e não tive dúvidas, corri para cozinha. Comemos já uma fatia hoje de manhã e é realmente delicioso! Obrigada por não deixar de dividir a receita conosco. Tudo perfeito, doce na medida, bem úmido e as quantidades de recheio, calda e cobertura exatas. Só o recheio e a cobertura acho que seria bom cobrir rente com filme plástico para não formar película. Bjss
Akemi, tem razão. Já arrumei a receita.

tks,
N.

Postagens mais visitadas