Guloseimas andinas

Durante as nossas viagens, um dos passeios que consideramos obrigatório é a visita a supermercados e mercados centrais. Acredito que a maneira mais agradável de entender a cultura de um povo é conhecendo a sua gastronomia. E quando digo gastronomia não me refiro apenas aos restaurantes badalados e famosos, mas também à comida de rua, aos restaurantes de beira estrada, aos alimentos mais vendidos nos mercados e as guloseimas.
No Peru, o nosso café da manhã era composto por infusão de mate coca, tamales ou bolinhos de yuca (mandioca) recheados com queijo e frutas frescas (melão, papaya e chirimoya).
Nos almoços e jantares tentamos provar os diferentes estilos da cozinha peruana: cebiche, criolla, amazônica, chifa, nipo peruana (Nikkei-Peruvian) e o que mais aparecesse pela frente de autóctone. 
À tarde, os nossos lanchinhos se resumiam as guloseimas que encontramos nos mercados: cancha (um tipo de milho frito), chips de maíz morado, chips de papas nativas (variedades originais de batatas), chocotejas (frutas secas recheadas com doce de leite e cobertas por chocolate), maíz frito salado (milho tipo Mote frito) e chips mixto de papas, yuca, plátano y camote (batata, mandioca, um tipo de banana da terra e batata doce).







Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Quero experimemtar TU-DO!!!
Bjs, Fabi

Postagens mais visitadas