Semana Mesa SP 2010

Desde terça-feira, a capital gastronômica brasileira está ainda mais agitada devido à  Semana Mesa São Paulo (termina sexta-feira, dia 29). Ontem, o Marcel e eu aproveitamos para assistir parte das palestras no congresso Mesa Tendências.
Ainda meio decepcionados com a notícia de que Tetsuya Wakuda não estaria presente entre os palestrantes, nos deparamos com Hervé This. Assim que o Marcel se aproximou para cumprimentá-lo, o educado monsieur This afirmou:  The Molecular Gastronomy is dead! (a cozinha molecular está morta).

pausa para o momento tiete

Enquanto aguardávamos a última palestra do dia, fomos conferir as atrações da Prazeres da Mesa ao Vivo: degustações de vinhos, sorvetes artesanais, Bottarga, queijos, frutas, geleias, compotas, comida de buteco, aulas demonstrações...


Na onda da sustentabilidade, um interessante modelo de "copo" de papel dobrável para água de bebedor.


Yoshihiro Narisawa do Les Créations de Narisawa com o tema Floresta, Ecologia e Gastronomia, discursou sobre os temas que o inspiram e como transpõe estas ideias para os pratos. Ficamos impressionados com o estilo coerente e minimalista. Degustamos alguns ingredientes que compõe o menu (sazonal, alterado de acordo com as estações do ano): carvão de alho poró japonês e dashi de madeira (carvalho e cedro).


Só esperava ver mais alunos de gastronomia circularem pelo evento, degustando, trocando ideias e absorvendo informações. Será que era devido ao desinteresse, preço do ingresso ou preguiça?

Postado por Nina Moori.

P.S. Agradecemos a assessoria de imprensa pelos convites oferecidos.

Comentários

wair de paula disse…
parabéns a monsieur This. Não compactuo desta morte súbita, mas também não compactuo do excesso de experimentalismos intragáveis cometidos em nome da cozinha molecular. E olha que tentei, mas ao me deparar com um prato que tinha uma poeira, um conta-gotas, umas caudas (sim, cauda, e não calda) de camarão e mais nada a não ser um garçon tentando explicar o que era aquilo, desisti...
Quando escrevi este post sobre a Semana Mesa SP, a palestra de Hervé This ainda não havia ocorrido, encontramos com ele pelos bastidores do evento. No dia seguinte, assisti sua palestra. Confesso que apesar de não concordar com sua linha de pensamento radical, respeito muito This porque é super coerente e fiel as suas convicções. Ele me faz refletir sobre as razões pela qual amo a gastronomia.

abs,
N.
Leo disse…
Sobre o copo de papel, claro q é melhor q o plastico, mas de sustentavel não tem nada até porque nao substitui o hábito do descartavel.
Aproveitando, o blog ta incrível, ja leio a algum tempo, parabéns e obrigado!

Postagens mais visitadas