Pão de iogurte e gergelim
Os pães que apresentam iogurte na sua composição ficam mais macios, úmidos e, obviamente, desenvolvem os aromas lácteos.
Uni um pouco de gergelim para agregar um toque amendoado-médio-oriental e textura crocante.
Pão de iogurte e gergelim:
(um pão de forma com setecentos gramas - 100% = 400g)
100% de farinha de trigo
11,25% de açúcar (usei o cristal biodinâmico)
5% de gergelim branco (doure ligeiramente em frigideira antiaderente para liberar aroma e tornar a textura mais crocante)
1% de fermento biológico seco
22% de ovo orgânico (quebre dois ovos, bata ligeiramente com um garfo e pese)
45% de iogurte natural (usei o desnatado)
2% de sal marinho
12,5% de manteiga sem sal temp. amb.
3,75% de gergelim (também ligeiramente dourado)
Peneire a farinha de trigo, una o açúcar, o fermento e gergelim (20g). Faça uma cova no centro, una os ovos e metade do iogurte. Agregue o iogurte restante aos poucos.
Trabalhe a massa até ficar homogênea.
Una o sal e trabalhe até incorporar.
Adicione a manteiga, em pequenas porções, trabalhando a massa para que absorva a gordura. A massa deve ficar lisa e macia.
Boleie e disponha em bowl, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1h ou dobrar de volume (nos dias muito frios, pode levar até 2h30).
Abra a massa em superfície lisa e untada com um pouco de óleo (ou levemente polvilhada com farinha de trigo) em formato retangular. Polvilhe o gergelim (15g) e enrole como rocambole.
Disponha em uma forma de pão de 24cm de comprimento (ou de bolo inglês) untada e polvilhada com fubá. Cubra e deixe dobrar de volume.
Pincele um pouco de ovo batido dissolvido com leite ou água. Dê cortes com bisturi para pão e asse à 190ºC por 25-30 minutos.
Desenforme e esfrie sobre grade.
Comemos as fatias deste pão de iogurte e gergelim com geleia de cassis negra.
Se tem alguma dúvida sobre os pesos e equivalências dos ingredientes clique aqui.
Postado por Nina Moori.
Comentários
a foto - perfeita!
um bj doce
Roberta
Nina, comprei o fogão, obrigada pelas dicas. Recorro a ti mais uma vez para saber se podes me dizer o que é anis verde. Achei várias definições, inclusive que é outro nome para anis estrelado e para erva-doce. E agora?
Beijos
Esta receita é prática e pode ser usada como base para outros sabores: susbtituir o iogurte por coalhada fresca ou keffir, o gergelim pela linhaça, papoula ou amaranto e parte da farinha de trigo branca pela integral.
Rosane,
Espero que o fogão lhe renda ótimas refeições!
Creio que o "anis verde" é a Pimpinella anisum. É diferente do anis estrelado. Normalmente usa-se as sementes ou as folhinhas.
bjo,
N.
Este pao deve ter ficado um show!!
Bjs!
fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
seu blog,aguardo contato
http://recipeblogchef.blogspot.com/
Recipes
Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:
Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/
Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/
Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/
Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/
Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.
Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
lmturl@gmail.com
É um pão bem básico, fácil de preparar. Uso esta receita como base para outros pães.
Fluzão,
Obrigada pelo convite, mas no momento não fazemos parcerias.
N.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".