Pão com centeio e limão siciliano (fermentação natural)

Depois que experimentei o pão de limão siciliano da PÃO - padaria artesanal orgânica, lembrei da farinha de casca de limão que já havia utilizado aqui.
Mês passado, durante uma conversa com dois especialistas em panificação e confeitaria sobre o uso de corantes em pães, um deles sugeriu a substituição do corante industrial amarelo por cúrcuma. Uma quantidade mínima de cúrcuma seria suficiente para conceder o tom amarelado e não atrapalharia no sabor.
Fiquei bem animada com a ideia de usar o máximo possível de ingredientes pouco processados.
Queria que este pão com centeio e limão siciliano ficasse com a coloração amarelada para remeter a cor da fruta. Usei um pouco de sumo de cúrcuma fresca, mas acho que poderia substituir pela versão em pó.



Pão com centeio e limão siciliano:
(um pão de seiscentos gramas - 100% = 200g)
17,5% de John (fermento natural à base de centeio)
17,5% de água mineral
17,5% de farinha de trigo orgânica 1
100% de farinha de trigo orgânica 2
50% de farinha de centeio
9% de farinha de casca de limão siciliano
6% de açúcar demerara
2% de sumo de cúrcuma (rale a cúrcuma fresca e esprema com auxílio de pano limpo - use luvas porque a cúrcuma mancha tudo!)
7,5% de óleo de argan* orgânico (presente de M. - pode ser substituído por óleo de avelã ou azeite de oliva)
100% de água mineral
4% de sal marinho
Procedi da mesma maneira que este pão. Depois de modelado, polvilhei um pouco de farinha de trigo, dei cortes com bisturi para pão e assei.



*o óleo é retirado das sementes do fruto seco da Argan, típica no Marrocos. Este óleo pode ser utilizado com saladas, finalização de carnes e pastas. O sabor é intenso, por isso deve ser usado moderadamente. A área de cosmetologia também utiliza o óleo de argan.



Tem alguma dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Rosane Vargas disse…
Nina, ficou lindo o pão! Eu gostaria de pedir tua opinião sobre outro assunto: preciso urgentemente comprar um fogão, pois o meu coitadinho já completou 20 anos. Ainda é bom de briga, mas já apresenta vários problemas. Vi muitos modelos, mas fico em dúvida. Já tiveste alguma experiência com o Gourmand, da Brastemp? Tenho um pouco de medo de fogão com painel eletrônico. Parece-me que não combina com vapor, limpeza, etc. E é muito caro para investir e dar problema. Tens alguma outra sugestão? Eu quero, basicamente, que tenho um bom forno e grill.
Beijos
Rosane,

Sinceramente, ainda não vi este fogão em funcionamento. Só dei uma olhada em feiras de gastronomia e na loja. Quando lançou, fiquei interessada no vapor, mas pelo que notei não houve grande repercussão entre os possíveis consumidores.
Ainda não escutei ninguém elogiando este fogão.
Penso que se costumo cozinhar com muita frequência, um bom fogão é um investimento e não um gasto. Particularmente, prefiro economizar por mais tempo e comprar um ótimo produto, funcional, com boa assistência técnica e que dure muitos anos.

bjo,
N.
Anônimo disse…
Nina,
Fiquei encantada com este pão. A cúrcuma é comum na minha casa, mas nunca usei no pão. bjo
Carla.
Anônimo disse…
jura mesmo que fez este pão em casa?

Postagens mais visitadas