Madeleines de nata e papoula

Após o bom resultado do Sequilho de nata, me animei em utilizar a nata em outros produtos. As madeleines foram as primeiras cobaias.
Testei a receita abaixo com um grama de fermento químico, que apesar de ter resultado em madeleines bem aeradas, obtive discreta transferência do molde (a "marquinha" tradicional de concha). Diminuindo o fermento químico pela metade, o resultado será melhor.


Madeleines de nata e papoula:
(uma dúzia - 100% = 50g)
100% de ovo de galinha caipira
80% de açúcar demerara orgânico
2% de sal marinho
90% de nata
90% de farinha de trigo orgânica
16% de semente de papoula (pode substituir por gergelim preto)
1% de fermento químico
Com auxílio de fouet, bata o ovo com açúcar e sal até obter dissolver o açúcar. Una a nata e bata para incorporar. Acrescente a farinha de trigo (previamente peneirada com o fermento) e a papoula. Cubra e gele a massa por 30 minutos.
Distribua a massa, com auxílio de duas colheres de chá) em uma dúzia de forminhas para madeleine untadas com manteiga sem sal (não precisa espalhar a massa, coloque no centro da forminha). Asse à 220ºC por 12-15 minutos. Desenforme e esfrie sobre grelha.

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Luciana Betenson disse…
Lindas Nina!! Adorei o efeito das sementes de papoula, ótima ideia. Farei isto na minha próxima fornada :-) Como você obtém as natas??
Louise Scoz disse…
Ótima apresentação!
Gostei muito.
Como ainda não tenho uma vaca para me fornecer leite (um dia quem sabe poderei ter leite, queijo, iogurte/keffir, cream cheese, creme de leite, nata e manteiga caseiras), compro a nata em um dos supermercados gaúchos (Master ou Zaffari).

bjo,
N.
Marcia disse…
Nina, minha avó mineiríssima que era, revirou na tumba. Sabe que passei por muitas sessões de aprenda a fazer sequilhos com vovó. Amassados um a um, não podiam tem 1 mm de diferença entre si, se fosse diferente, voltava para a massa.
Parabéns,
Isabel Salvador disse…
Que lindas as tuas madalenas,jinhos amiga

Postagens mais visitadas