Raw chocolate

Quando ganhamos esta barra de raw chocolate (chocolate cru) de F. fiquei imaginado qual seria o processo de confecção.
Pelo que pesquisei, o Brasil ainda não produz nenhum exemplar deste tipo de chocolate. Talvez ainda estejamos preocupados com a porcentagem de cacau (quando o mais importante é a qualidade das sementes e manipulação) e com a discussão sobre a quantidade de açúcar adicionada. Em breve (faço pensamento positivo), acredito que começaremos a questionar com mais ênfase a qualidade da gordura e do açúcar utilizados (temos tanta cana de açúcar e ainda não sabemos exigir variedade e qualidade do nosso "açúcar de cada dia"), o alto uso de conservantes, flavorizantes, corantes e espessantes (entre outros "antes") no chocolate.
O raw chocolate é confeccionado com temperatura inferior à 42ºC, sem adição de açúcar de cana, leite ou conservantes químicos. O chocolate da marca que degustamos, a Fine & Draw é orgânico, à base de cacau equatoriano, leva xarope de agave como adoçante (a agave é mais conhecida por fazer parte da composição da Tequila), manteiga de cacau (prensada à frio) e um pouco de óleo de côco.


Flavorizado com lúcuma (fruta comentada aqui e aqui) e fava de baunilha, este chocolate é pouco doce e desmancha rápido com o calor da boca. Acima de tudo, descreveria como uma boa experiência gastronômica.


Postado por Nina Moori.

Comentários

MrTrufas disse…
Procurei por Agave e vi que é muito parecisa com a Babosa, seria elas as mesmas plantas?
Sem Leite? Como ficou o chocolate, curiosidade, aonde encontro?
Agave é completamente diferente da babosa. A cremosidade do chocolate ficou por conta da manteiga de cacau de verdade e não dos óleos hidrogenados com gosto residual (algodão e palma).
Acho que só vende nos EUA e taalvez Europa.

N.
Dani Franken disse…
Nina, a sua capacidade de nos mostrar sempre o outro lado é impressionante!!! Em junho vou aos EUA e se achar esse chocolate, prometo lhe trazer um exemplar em agradecimento pela aula!
beijinho,
Dani
Kilsa,

Lembrem-se que nos reservamos o direito de apagar os comentários que julgamos semelhantes à publicidade.

N.
Unknown disse…
Belas fotos do chocolate. Deu vontade!

Linkamos vocês lá no Fast Food de Pobre, dêem uma olhada!

Postagens mais visitadas