Cascas de cítricos cristalizadas

Nas últimas semanas recebi alguns e-mails perguntando sobre as cascas de laranja e limão cristalizadas. Lá em 2011, postei sobre a casca de laranja confitada (em calda). 
O processo é parecido, mas segue o passo-a-passo.


Casca de laranja e limão cristalizadas:
cerca de três laranjas pera e quatro limões tahiti
100% de açúcar refinado
160% de água filtrada
açúcar de confeiteiro
Corte os cítricos em quatro gomos, retire a polpa (no caso da laranja use para uma salada de frutas ou coulis) e a parte branca (o máximo que conseguir - sem machucar a casca). Deixe de molho em água por 8-12 horas (trocando a água umas três vezes). 
Cubra as cascas com água e leve ao fogo baixo, deixe ferver por 8 minutos. Drene e repita mais duas vezes a operação. Drene e retire o excesso da casca branca.
Leve as cascas limpas ao fogo baixo com o mesmo peso em açúcar e 160% de água. Cozinhe por 45-60 minutos (se necessário adicione água quente para não queimar). Retire as cascas e esfrie sobre silpat ou filme plástico. Passe as cascas pelo açúcar de confeiteiro e deixe secar por cerca de 12 horas sobre silpat.
Guarde dentro de pote hermético em local seco.

laranja no fundo e limão na frente

O mesmo processo pode ser usado para outros tipos de laranjas e limões.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Andrea Brito disse…
Oi, adoro suas receitas!100% equivale a quantos gramas ?
oi Andrea,

Nesta recita não determinei o rendimento.
Determine o seu 100% de acordo com o peso das laranjas/limões que usar. Por exemplo, se usar as cascas de 5 laranjas, depois que ferver as 3 vezes, escorra e pese. Use este peso como o 100%.

att,
N.

Postagens mais visitadas