Kurigohan

Quando ganhei o pacote de castanha japonesa assada lembrei daquelas castanhas que comemos em Lisboa. Na versão desta marca japonesa as mini castanhas foram assadas e descascadas. Mas como pode castanha portuguesa no Japão? Pois os japoneses consomem esta castanha principalmente em calda (Shibukawa-ni) e cozida com arroz (Kurigohan).
Vou confessar que não consigo preparar o arroz à moda japonesa (gohan) com perfeição. A razão? Porque não gosto. Pasmem. Gosto é de arroz no sushi, no risotto, no arroz de forno, na paella, no bolinho de arroz....
Para tentar mudar esta concepção testei o kuri-gohan.


Kurigohan (arroz com castanha à moda japonesa): lave o arroz japonês (usei um copo americano), coloque em uma panela pequena (ou elétrica) com um pedaço de kombu no fundo, um pouco de sal marinho, shoyu claro, pitada de açúcar refinado, sakê e mirin, tampe e deixe repousar por meia hora. Adicione as castanhas (usei noventa gramas) assadas e leve ao fogo médio. Aguarde dez minutos após o término da cocção. Sirva polvilhando gergelim preto torrado e sal em flocos (usei um sal em flocos com algas).

castanhas portuguesas assadas

o arroz cozido com castanhas

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas