Na despensa, um pote de marmelada de ruibarbo sem aditivos (chilena) me esperando pacientemente. Um pouco de farinha de trigo integral e aveia orgânicas no pote das farinhas. Na geladeira, 100 gramas de manteiga sem sal e nada de ovos.
O que fazer?

Uma crostata!
Crostata de ruibarbo:
200g de farinha de trigo integral orgânica
50g de aveia orgânica
1g de sal marinho
100g de manteiga sem sal gelada
50g de água filtrada gelada
400g de marmelada de ruibarbo
Misture a farinha com a aveia e sal. Una a manteiga em cubinhos. Trabalhe com a ponta dos dedos (pode usar um processador, no pulsar) até obter uma farofa granulosa. Una a água aos poucos. Faça uma bola, achate, embrulhe em plástico e gele por 20-30 minutos.
Abra a massa e disponha em forma para torta de fundo falso de 30cm de diâmetro. Faça furos com garfo no fundo. Cubra com filme plástico, preencha o vão com grãos de feijão cru (esfrio e reutilizo).
Asse à 180ºC por 15 minutos. Retire o feijão e o filme. Volte ao forno por mais 5 minutos.
Espalhe a marmelada de ruibarbo sobre a massa. Asse por mais 30 minutos ou borbulhar a marmelada e ficar mais firme.
Esfrie, desenforme e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Uma fatia de crostata de ruibarbo acompanhada de uma xícara de chá preto Bi Luo Chun.
Tem alguma dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.
Postado por Nina Moori.



2 comentários:
Olá Nina,
Posso substituir a marmelada de ruibarbo por uma geléia de fruta?
obrigado,
Rui.
Rui,
Pode usar uma geleia ou marmelada no lugar do ruibarbo. Prefira as menos doces para não deixar a Crostata enjoativa.
abs,
N.
Postar um comentário