quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Panettone

Atendendo a pedidos, estou publicando a minha receita de panettone. Segue os moldes italianos de confecção do panettone tradicional, longa fermentação (várias etapas) e textura mais firme no produto final. Os panettones brasileiros são bem mais doces e mais fofos que o original.

Panettone:

Fermento:
1tsp de fermento biológico seco
pitada de mel
2/3 cup de farinha de trigo
Para a primeira massa:
A esponja:
1 receita de fermento
1 tablespoon de mel
2 gemas
1 1/3 cups de farinha de trigo
Para a segunda massa:
2 tablespoons de mel
250g de manteiga
¾ cup de açúcar (usei metade de mel)
5 tablespoons de leite
9 gemas
3 ½ cups de farinha de trigo
2 teaspoons de sal
1 teaspoon de essência de baunilha
zeste de 1 limão
1 cup de laranja cristalizada picada (pode-se utilizar as frutas secas que desejar)

Faça o fermento. Dissolva o fermento em 1/3 cup de água morna. Adicione açúcar e deixe crescer por 5 minutos. Acrescente farinha e misture com colher de pau. Cubra e deixe triplicar.
Faça a esponja, misturando tudo. Cubra e deixe crescer.
Junte à esponja: mel, 100g de manteiga, metade do açúcar, leite, gema e farinha. Trabalhe por 5 minutos. Acrescente o restante do açúcar, sal, essência, zeste e trabalhe por 5 minutos. Adicione o restante da manteiga, uma colher por vez. Adicione a laranja. Coloque num bowl untado, cubra e deixe dobrar de volume.
Divida a amassa em duas partes. Boleie com as mãos untadas.
Aqueça o forno à 180°C. Coloque cada massa em uma forma de panettone. Deixe crescer por 1h. Asse por 45-60 minutos no forno com vapor.
Esfrie sobre grade. Pode polvilhar açúcar de confeiteiro ao servir.

Quem quiser uma outra receita de panettone, entre no blog da Dani Toré.


Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

21 comentários:

Receitas da Filipa disse...

Olá!!!
Obrigado pela sua visita e pelo comentário :-)
Vim retribuir a visita e gostei muito do sei cantinho. Adorei esta receita!
Vou adicionar o seu link no meu blog.
Beijinhos

Marizé disse...

Nina, está lindo, lindo mas lindo mesmo!

Adorei.

Beijocas

Laurinha disse...

Humm, adorei só laranja cristalizada...não gosto do mamão amarelo, laranja, vermelho, verde... tudo mamão...HUMPF!
Adoro laranja e cidra!
Agora o panettone, pela foto se vê que realmente é mais firme, vou anotar a receita e fazer depois. (não sei se esse ano vou fazer panettones em casa.... vamos ver)
Beijinhos,

Cris disse...

Nina, que textura linda ficou! E obrigada por compartilhar conosco sua receita, é um presentão de Natal para nós! bjs!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Filipa, volte sempre no nosso blog!

Marizé, obrigada! Achei que ficou um pouco baixo, não lembrava direito o quanto crescia, na próxima usarei forma mais estreita.

Laurinha, rsrsrs, tbm tenho a mesma opinião sobre estas "frutas" com mesmo sabor e várias cores. Encaixei o panettone na correria, como tinha prometido...

Cris, obrigada! Acho que este panettone fica bem saboroso.

bjocas a todas,
Nina.

Dani Toré disse...

Adorei a idéia das laranjas, Nina.
Não consigo gostar daquelas frutinhas cristalizadas.
A sua receita realmente é mais elaborada do que a minha, mas ficou bem mais chique, amiga, com cara de chef mesmo.
Obrigada pelo link, amei.

pipoka disse...

Obrigada por partilhar esta maravilhosa receita connosco.

bjs

Suzana disse...

Adorei Nina! Obrigada por partilhar a sua receita - vou guardar carinhosamente e tentar fazer. Depois lhe digo. ;)

Bj.

laila disse...

hummm q gotoso!!!
adoro os panetones mais maçudinhos...e deve sre tao amarelinho com gema,s mel..ai q tentação!e o uso das laranjinhas é luxuoso! mas cm vc é mto fina eu entendo! bjos querida!

Nysa disse...

está muito lindo.. mas isso é um trabalhao, que nem me atrevo a comecar! parabéns pelo trabalho ;-)

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Dani, creio que usar chocolate como vc fez deve ficar muito bom! Ainda quero fazer a sua receita, a minha demora muito...

Pipoka e Suzana, obrigada meninas! Realmente demora para fazer, se vcs quiserem uma boa receita mais rápida, façam a da Dani Toré.

Laila, para chegar nesta receita testei umas cinco diferentes (uns dois anos atrás). Esta receita é um mix de várias. Adoro ficar testando recitas até chegar em uma que eu realmente goste!

Obrigada Nysa! Só precisa de tempo, a receita em sí não não complicada.

bjocas,
Nina.

Brincando de chef disse...

Minha mãe fez ano passado panetone doce e ficou muito seco. Sem contar que deu um trabalhão! Já o salgado ficou uma delícia.
Vou dar essa receita pra ela, que gosta de fazer pães.
Bjs

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Oi Débora! O panettone da Dani Toré ficou muito bom e é mais rápido que o meu. O link para a receita dela está nesta publicação.

bjo,
Nina.

Eliana Scaramal disse...

Aí que delícia!! Eu amo panetone, a comi o chocotone da Dani que ela gentilmente me mandou e é um luxo!

Nani do Paulo disse...

Lindão este panettone hein?!
Beijos

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Eliana, estou com vontade de fazer o panettone dela, falta tempo. Sabe, confio muito mais nas receitas que encontro em blogs que outras de algumas revista e sites...Dos blogs tenho certeza ded que foram testadas e aprovadas!

Nani, obrigada! Se vc descobrir como solucionar o mistério da configuração em inglês , me avisa!

Letrícia disse...

Vi uma receita de panetone e me lembrei de você - na hora pensei: "se alguém é corajoso o bastante para fazer essa receita, esse alguém é a Nina!". O fermento utilizado é a pasta madre feita de banana, açúcar e farinha de trigo. O crescimento da massa leva de 6 a 24 horas.

Beijos!

bia disse...

oba, mais uma receita de panettone, tenho que começar a fazer logo !!! bj

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Letrícia, nunca fiz a massa madre à partir da banana, deve ficar interessante. Já fiz com maça e caldo de cana. Ficam bons! Normalmente essas receitas com longa fermentação desencorajam um pouco, mas o resultado compensa, o sbor final é mais profundo, a textura mais macia e a durabilidade maior.

Bia, vai chegando o fim de ano e vira tudo uma correria. Consegui arranja um tempinho para fazer pelo menos um panettone.

bjos,
Nina.

Valentina disse...

Esta é uma paixao minha. atualmente passo para apegar o café a caminho do trabalho, compro um mini panetone e vou para o banco, sentar na minha mesa e tomar o meu café da manha.

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Valentina, neste mês eu praticamente troquei o pão do café da manhã por uma fatia de panettone.
bjo,
Nina.