Pão simples


Este pão tem a textura muito parecida com a ciabatta (super mole quando cru e cheio de furinhos internos quando assado). Facílimo de fazer, precisa de descanso de 12-24h em geldeira. Eu comi com creme de castanha (marrons), azeite e sardela (receita da Duly).

Pão básico: peneire trezentos e sessenta gramas de farinha de trigo com seis gramas de sal e cinco gramas de fermento seco. Junte trinta e seis gramas de mel dissolvido em trezentos e sessenta mililitros de água e misture bem. A massa fica super mole. Gele por 12-24h - quanto maior o tempo de descanso, maior o sabor acidulado. Coloque a massa em forma grande untada e enfarinhada. Deixe crescer por 2h (1h no verão). Polvilhe com farinha e asse à 180ºC por uns 35-40 minutos. Deixe esfriar e corte com faca em tiras largas ou quadrados.
Eu já usei a mesma massa para fazer ciabatta, apenas diminuindo a água para 300ml. após o descanso de 12-24h, coloque sobre superfície enfarinhada (abra em cerca de 30cm quadrada)e dobre 2 vezes (em retângulo e depois em quadrado - polvilhando com bastante farinha). Corte em retângulos, coloque na assadeira untada (esticando levemente a massa no sentido do comprimento), cubra e deixe crescer por 2h. Asse.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Adoro tudo o que seja parecido com pão! Ficou com uma cara óptima!
Adoro tudo o que seja parecido com pão! Ficou com uma cara óptima!
Elvira disse…
Parece crocante e delicioso! :-)
Heidi disse…
Nina, este pão simples, cai bem com vários tipos de acompanhamentos, imagino fazer um sanduíche quente com ele!!! Adorei esta receita mesmo.
Cláudia A. disse…
Maravilhoso Nina. As fotos estão de babar. Beijo.
Sylvia disse…
Também fiquei com problemas no computador desde sexta feira a noite.
Já estava com sindrome de abstinenscia ...rsrsr!!!
Adoro esses paes molinhos quando crus ,ficam com uma textura barbara .Acho que vou fazer ,tenho uma lata de creme de marrons e vou seguir sua sugestao.
Bjs
Oi Semente de sésamo, eu também adoro pães em geral!
Oi Elvira, ele fica bem crocante durante o dia que foi assado, depois fica um pouco mais mole (vai absorvendo a umidade do tempo) - mas é só aquecer um pouco no forno.
Oi Dinha, eu ainda não fiz sanduíche com ele, só com a ciabatta (que não fica tão diferente).
Oi Cláudia, obrigada!
Oi Sylvia, só de saber que vou ficar um tempo (eu não sabia que iriam ser apenas horas) sem poder usar o meu computador... Faça o pão e me avise se gostou!
bjos a todos, Nina.
Isabel Salvador disse…
gosto muito de pão..adoro pão com dentes........

bjokas
Oi Belinha, eu gosto de todos os tipos de pães...entrei no teu blog, tem ótimas idéias lá (copiei a receita de cachorro quente de forno). bjo, Nina.
que delicia de pao. e os acompanhamentos nao podiam ser melhores! beijo,

Postagens mais visitadas