Mel de cacau

Quando meu pai trouxe a geléia de cacau da Bahia, dei uma olhadinha nos ingredientes: mel de cacau e açúcar. Imaginei que o mel fosse das flores do cacaueiro.
Mas, pesquisando, descobri que este mel é um produto originado do suco da polpa do cacau (a parte que se faz o chocolate - não da polpa que faz o suco de cacau). Para a confecção da geléia, esse mel é reduzido (obtendo um equilíbrio de concentração de açúcar, ácido e pectina - daí a consistência de geléia) com açúcar refinado (na proporção de 1/2 de açúcar para 1 de mel). 
Tem sabor lembra suco de cacau, toque de acidez e bem doce e consistência de geléia de frutas um pouco mais firme.

Postado por Nina Moori.

Comentários

quando fui a Bahia, em 1989, trouxe geleia de cacau. nem lembro mais o gosto... uma pena que vamos esquecendo dos sabores das coisas que nunca mais comemos. bjs!!
Fezoca,
Mas nesse tempo é até provável que o gosto/textura da geléia tenha mudado. Até porque o nosso paladar fica mais exigente com o tempo. bjo.
Agdah disse…
Você agora me deixou com saudades de casa...eu amo geléia de cacau.
roney disse…
Em 1985 desenvolvi o processo de produção de geléia de cacau, Geléia Santa Luzia, por este processo concentra-se a 40% o mel e depois adiciona-se o açucar, esta formula hoje é utilizada pela Pelourinho.
Hoje desenvolvi a geléia de banana com mel de cacau, duas matérias primas que dispensam a adição de açucar e o azedinho do mel de cacau tornou a velha geléia de banana num produto inigualável.
Roney,

Apesar da sua tentativa de publicidade/autopromoção aqui no Gourmandise. Não apaguei o seu comentário por conter informações interessantes. Mas não faça novamente, ok?

N.
Fern disse…
Engraçado, o cara está se auto promovendo, e blog é o quê? não tem fins promocionais? sei...
E mais, tudo bem vc promover marcas de vinho. É o seguidor fervoroso do velho "Faça o que eu digo,mas, não faça o que eu faço"
Fernanda,
Não temos lucro com o Gourmandise porque é apenas um passatempo.
É importante aceitar um "não". Não fique estressada.
att,

Postagens mais visitadas