Eu só quero chocolate!

Li a última Veja (edição 2016 - reportagem saúde) e fiquei muito feliz: os alemães comprovaram com pesquisas que o chocolate amargo (acima de 56% de cacau - o meu preferido) faz bem à saúde! Aliás, quanto mais amargo, melhor para a saúde. A Universidade de Colônia, na Alemanha publicou que 6 gramas de chocolate amargo por dia são suficientes para diminuir a pressão arterial (aumento do HDL, redução de LDL, fortalecimento do sistema imunológico e melhora na capacidade de regeneração da pele).
O responsável pelo benefício é o cacau (massa ou pasta de cacau proveniente da semente da fruta cacau - a polpa é usada para suco) que contém substâncias antioxidantes (polifenóis e flavonóides). Os chocolates ao leite (20-25%) e meio amargo contém menos concentração de cacau que o amargo (o branco não tem cacau, tem apenas manteiga de cacau). O fruto deve ser colhido maduro (da árvore Theobroma cacau), as sementes são retiradas, fermentadas, tostadas e processadas para a extração do licor (massa) de cacau, pó de cacau e gordura de cacau (manteiga de cacau). Todo este processo é longo e complexo, mas produz uma das maiores delícias do mundo.



Mas atenção: o chocolate amargo pode fazer bem ao organismo (e ajudar a manter jovem - será a fonte da juventude?!), mas não vamos nos entupir deste néctar - 6 gramas apenas já são suficientes para garantir esta maravilha. Ninguém precisa aumentar a quantidade de açúcar ou gordura no organismo.
Para quem não está acostumado ao chocolate amargo, comecem devagar, com um em torno de 56% de cacau. O amargo de 85%, por exemplo, contém muito menos açúcar e gordura e tem sabor bem amargo para o paladar nacional.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Nina tb li esta reportagem e fiquei muito feliz!Este chocolate meio amargo da Talento é muito bom,eu adorei!
Sheila disse…
Vc já experimentou a nova linha da Hershey´s? Tem 65% de cacau (se não me engano) e com aromas de laranja, cappuccino e menta. Um melhor que o outro... eu adorei!

Realmente, chocolate meio amargo/amargo tem que educar o paladar pra sentir o que ele proporciona. Logo de cara é dificil gostar, mesmo porque crescemos comendo o ao leite, mas depois de algumas tentativas, é impossível não gostar =)

bjokas
Carol Arêas disse…
Adoro chocolate e adoro o amargo!
Adorei saber que eles ajudam no controle do colesterol!
Duly e Sheila, fico feliz que agora estão produzindo no Brasil, chocolates amargos, antes tínhamos que recorrer aos importados. Eu tbm gostei do talento amargo com amêndoas e da Hershey's de laranja (cappucino e menta ainda não experimentei - vou procurar). bjo, Nina.
Carolina, obrigada pela sua visita aqui no nosso blog! bjo, Nina.
Eli disse…
Nina a paixão dos querubins aqui em casa é esse Talento aí!! :) Muito bom ler sober a reportagem eu não tinha visto.
Agdah disse…
E o amargo ainda contém gordura hidrogenada? Você já experimentou o Valhona, preferido de Pierre Herme?
eu compro uns pacotes com quadradinhos de 75% da Lindt e como um, no maximo dois, como snack da tarde. aquele horario, por volta das 3 pm, qdo dah uma vontade de comer algo. tambem uso esses quadradinhos pra afogar no leite quente. nunca fui fanzoca do chocolate ao leite. acho muito doce. os amargos sempre foram meus favoritos. e qto mais forte, melhor! com moderacao, craro! ;-)
bjs,
Oi Eliana, que bons que as suas criamças preferem o chocolate amargo. É melhor nem acostumá-los com os outros.
Agadh, infelizmente a industria nacional de chocolate não é muito honesta em relação à adição de gordura hidrogenada. Nem adianta ver os ingredientes, acho que é preciso testar na prática: coloque na lingua e deixe derreter, se demorar e começar a grudar no céu da boca (como aquele de guardachuvinha ou cigarrinho e modinha), é porque provavelmente tem hidrogenada. O suflair amargo tem mais hidrogenada que os outros (para estabilizar aquelas bolhinhas).
Fezoca, um pedacinho de chocolate amargo à tarde é como um presentinho para nós mesmos.
bjo, Nina.
Flor de Sal disse…
Adoro esse Lindt aí de 85%!!! Já experimentou fazer uma mousse com ele? Delícia!!!!
Flor de sal, uma mousse com esse chocolate deve ficar uma maravilha! Já fiz bombons com recheios bem doces e pot au chocolat que ficaram bem gostosos. bjo, Nina.

Postagens mais visitadas