Cozinha japonesa não se resume a sushi...

Na maioria das vezes que vou a um restaurante japonês não como sushi. Gosto do macarrão ensopado (origem chinesa), dos combinados (teishoku) e os grelhados (teppan). Um dos pratos que mais aprecio é o Teppan de anchova com legumes, onde o peixe e os legumes são grelhados e servido com molho adocicado de shoyu à parte (acompanha missoshiru e um tipo de picles).
Aliás, acho que uma das razões do sucesso da cozinha japonesa é esse processo de comer em potinhos separados, usando molhinhos e temperos da forma com que mais agrada o paladar de cada um. A cozinha contemporânea tem um pouco disso, muito restaurantes servem os molhos e caldas à parte (em copinhos e mini jarras). É como se o comensal participasse da preparação do prato; ao invés do garçon finalizar o prato ao lado da mesa do cliente, é o próprio que finaliza.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Cris disse…
Wow, vocês são profissionais... que legal! Sou apenas uma work-at-home mom que gosta de cozinhar e agradar os filhotes e o marido nas horas vagas com sabores das viagens que fizemos. Estou bisbilhotando suas dicas e receitas. :-)
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse…
Menina, é mesmo. Eu adoro o salmão e saba shioyaki e aquele picles de cebola que sempre esqueço o nome.
Anônimo disse…
Nina eu não gosto de Sushi,eu fico nestas outras opçôes gostosas!
Cláudia A. disse…
Eu sou aficcionada por sushi. Eu e toda a minha família. Por isso, quando vamos a um restaurante japonês não sobra espaço para os outros pratos. Acho que da próxima vez vou tentar outros pratos. Se conseguir me controlar, é claro (rsrs). Amei o mel de cacau do outro post. Fiquei curiosa para sentir o sabor. beijo.
sou fan da culinaria japonesa. no Brasil, seculos atras, comi um teppan que nunca me esqueci. aqui eles tem os teriakis, que nao eh a mesma coisa... beijo!

Postagens mais visitadas