Yuzuya - Kyoto

Tokyo ---- 457 km -------> Kyoto

Da estação central de Tokyo partiu o shinkansen (trem-bala) para Kyoto e uma hora e meia depois já estávamos no nosso destino. A descrição faz parecer um processo bastante comum e ordinário. No entanto uma simples vigem interna pelo Japão é capaz de mudar a forma como pensamos. Primeiro, ao partir da casa onde estava hospedado, contei com o metrô que chega exatamente no horário determinado (se quiser pode consultar online o horário de cada trem do metrô) e desembarco exatamente conforme previsto na estação central. Como não era alta estação, compro a passagem para Kyoto (nas estações fala-se inglês razoavelmente) e enquanto aguardo o horário do trem, caminho pela estação. Os banheiros são muito limpos, os corredores são bastante movimentados, mas longe do caos. Lojas de todos os tipos e padrões, especialmente na área de alimentação. Exatamente no horário marcado o trem parte e no minuto previsto chega-se ao destino. Em suma, as coisas funcionam. Trocos são exatos até o  último centavo, os fluxos de pedestres são respeitados (mão inglesa), os ambientes são limpos, os sistemas de entregas funcionam (viaja-se com o essencial, se comprar muitos volumes é possível despachar pelo correio e no dia seguinte estará tudo no seu hotel). Enfim, parece bizarro mas minha cabeça teve que se adaptar a tanta eficiência!

na estação central

o shinkansen
Gourmandise trem bala

 Uma excursão de estudantes na estação central. Apenas dois adultos conseguem cuidar de dezenas de crianças que aguardam sentadas no chão da estação a hora de subir para as plataformas de embarque.

Uma das experiências que valeram a pena foi hospedarmos em um ryokan, hotel tradicional japonês onde os quartos são de tatami com futons ao invés de camas, a vestimenta para os hóspedes é o yukata (tipo de quimono e chinelo de madeira), há onsen (casa de banho coletiva) e as refeições são típicas.






O café da manhã é uma refeição importante e é servida em diversos cursos. Mais fácil que descrever é observar alguns dos pratos:

O tema do Ryokan Yuzuya é o yuzu (cítrico japonês), o primeiro curso é o sumo de yuzu ligeiramente adoçado (caso não esteja perfeitamente desperto, o sumo se encarrega desta disto).

Gourmandise Ryokan Yuzuya Kyoto Japan café da manhã

Gourmandise Ryokan Yuzuya Kyoto Japan café da manhã

Gourmandise Ryokan Yuzuya Kyoto Japan café da manhã






Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Silvia - BH disse…
Marcel, também já tive um choque diante de eficiencia!

Que legal eeste hotel. O preço é muito mais alto do que os demais? leva-se bastante tempo neste café da manhã, não?

Será que você deixou o nome?

Silvia, o nome deste hotel é Yuzuya mesmo. O preço é um pouco mais caro, mas inclui café da manhã e jantar.
abs,
Marcel

Postagens mais visitadas