Asador Etxebarri - Atxondo

Nós, brasileiros e seres acostumados a pagar altíssimos preços em carros, roupas, eletrônicos..., por vezes passamos por consumidores compulsivos em terras estrangeiras (mesmo com o aumento do IOF e outras baboseiras tributárias que virão pela frente).
Mas como estamos aqui para falar de comida e vinho, eis um exemplo de grandes vinhos a preços "pagáveis", principalmente ao considerar que se trata de uma página da Carta de um restaurante com estrela Michelin e integrante da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

 uma página da Carta

Ah, sim, o restaurante é o Asador Etxebarri, do chef basco Victor Arguinzoniz.
Com toda a relatividade dos superlativos, foi a melhor refeição que já fiz! Certamente o mais importante são os porquês. A qualidade dos produtos utilizados são absurdamente altos, como ficou claro nos percebes com diâmetro equivalente a um aspargo graúdo, no sabor do sumo interno da cabeça do camarão, puro e adocicado ou no bacalhau, que adquire fresco e cuida da salga e dessalga. A interferência na cocção da matéria prima é minimalista e precisa, o defumado (sua marca registrada) aparece de forma delicada e equilibrada ao longo do menu e o resultado na defumação à frio no leite (de cabra e vaca) na produção da manteiga e dos sorvetes é empolgante, não só pela experiência ou surpresa, mas pelo sabor mesmo. Em seu asador, Victor comentou que já experimentou dezenas de variedades de lenhas para produzir o próprio carvão e hoje prefere utilizar sarmentos de videira (depois descobrimos que Benjamin Romeo-Contador é seu fornecedor), carvalho, oliveiras, laranjeiras e macieiras. Por fim, a fluidez e conexão entre um prato e o seguinte é precisa; com entradas contundentes, capazes que aplacar as (altas) expectativas, seguindo para a delicadeza dos pescados, em ordem crescente de intensidade, depois uma chuleta assada e finalizando de forma contundente novamente, com os sorvetes com defumação mais presente, lembrando a manteiga servida logo na entrada. Mesmo depois de um mês é possível lembrar do sabor e textura de cada prato.

Chorizo

Mantequilla de cabra

Ostras de Arcachon

Percebes

Gambas

Pulpitos

Yema a la brasa con hongos de Primavera

Chistorra

Bacalao

Chuleta

Infusión de frutas rojas con helado de queso

Helado de leche reducido y tostadas de pan y pan de nueces

Asador

as lenhas

o Chef

Boa oferta de rótulos + bons preços =


Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Rogério disse…
Nina, Marcel,
O que dizer...inveja (santa) e vontade de comprar imediatamente uma passagem para a Espanha.

Sua experiência com 3 estrelas é melhor do que a mimna: já estive no Massimo Boturra (Osteria Francescana) achei legalzinho, mas só espumas, nada inesquecível (pelejei agora pra lembrar o nome do restaurante).


abração
Rogério
Karen disse…
Olhar preços de cartas de vinho de restaurantes fora do Brasil me deprime. Dei um Pintia para o meu marido há muitos anos atrás e o preço era bem mais alto.

Postagens mais visitadas