Coq au vin (ou Poule au vin)

Quarta-feira de cinzas é dia de Canja de galinha.
Mas a galinha da canja acabou no Poule au vin.
O Coq au Vin é um cozido francês à base de galo velho e vinho tinto (um fim digno ao galo de carne rígida que não consegue mais se reproduzir?). Não é difícil de preparar em casa, só requer um pouco de organização para deixar marinando antecipadamente.
Separei a confecção do Coq au vin em duas etapas, a primeira, da marinada e a segunda, da cocção.

Coq au vin:
etapa 1: Em uma tigela, coloque oito coxas de galo (ou galinha - Poule au vin), trezentos mililitros de Bourgogne tinto (ou outro bom Pinot Noir), dois dentes de alho (apenas amassados), uma cebola cortada ao meio, doze grãos de pimenta do reino, um ramo de tomilho e um de salsa. Cubra com filme plástico e gele por 24 horas (vire as coxas no meio tempo).

etapa 2: Escorra as coxas, seque-as com papel toalha (drene o caldo da marinada e reserve) e passe em farinha de trigo. Doure as coxas em óleo quente (faça de duas em duas para não esfriar a panela). Doure trinta gramas de bacon na mesma panela, una uma cebola grande picada e dois dentes de alho brunoise. Una o caldo da marinada e quatrocentos e cinquenta mililitros de vinho (Bourgogne tinto). Quando levantar fervura, volte as coxas de galo à panela, acrescente um pouco de sal e pimenta do reino, abaixe o fogo e cozinhe semi tampada.
Depois de 50 minutos, acrescente duas cenouras cortadas em rodelas ou cubos e duzentos e cinquenta gramas de mini cebola. Após 10 minutos, adicione duzentos gramas de cogumelo Paris fresco. Depois de 5 minutos, verifique a cocção, sal e consistência do molho. Desligue, polvilhe salsa fresca picada e pimenta do reino e sirva com fatias de baguette, batata sauté, purê ou arroz.

o poule au vin na panela
gourmandise poule au vin

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas