Macaroni & cheese

Mac n' Cheese ou Macarrão com queijo gratinado?
Esta típica receita norte americana é confeccionada com pasta curta, molho béchamel e queijo Cheddar. Ainda não encontrei uma boa versão do queijo tipo Cheddar no Brasil , por isso substitui pelo queijo que tinha na geladeira.


Macaroni & Cheese: Cozinhe duzentos e cinquenta gramas de massa curta (usei fusilli) em água salgada (sal grosso) seguindo o tempo recomendado na embalagem.
Béchamel: derreta vinte e quatro gramas de manteiga sem sal, vinte e quatro gramas de farinha de trigo de uma só vez, misture com espátula. Acrescente duzentos e quarenta mililitros de creme de leite fresco morno, aos poucos, misturando com fouet para não empelotar. Cozinhe por 4 minutos em fogo baixo mexendo sempre. Adicione o sal (preste atenção ao sal do queijo), pimenta do reino e noz moscada moídos na hora. Fora do fogo, una cem gramas de queijo  queso Torta de Oveja (se utilizar um queijo mais firme, rale) e misture para derreter.
Misture o molho de queijo à massa cozida al dente. Adicione zeste um quarto de limão. Disponha em um refratário untado com manteiga e polvilhe farinha de rosca. Gratine por 15 minutos no forno.
Sirva imediatamente.


Dúvidas sobre as medidas utilizadas nesta receita? Entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Nina, sabe onde encontro o macarrão que os americanos usam para o mac n cheese em São Paulo?

obrigada,
Paulinha
Gourmandise disse…
Paulinha,

Não sei, mas se preferir experimentar um bom Mac n'Cheese vá ao 210 Diner.

N.
Vitor Hugo disse…
Olha só, também fiz! Na semana passada, usei queijo colonial no lugar do cheddar. :)
Gourmandise disse…
Oi Vitor,
Será que encontro queijo colonial por aqui? Preciso procurar no mercado central.

bjo,
N.
Oi, o sabor deste prato me parece suave, algo proximo d um risotto, mas fico em dúvida quanto ao vinho para acompanhá-lo. Branco fresco ou um tinto leve como o gamay ou tempranillo?

Abraço.
Gourmandise disse…
Luiz, depende da intensidade do queijo que utilizar no seu Mac & Cheese. Arriscaria em um branco como Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Se preferir tinto, tente com um Syrah sem madeira.

abs,
N.

Postagens mais visitadas