Arroz cremoso com shibukawa-ni e shiro miso

uma pessoa: ah, é tipo um risotto?
Nina: não, é tipo um arroz cremoso. Utilizei o arroz Calasparra (impossível não pensar como estamos cercados de referências equivocadas).

Aproveitando a safra de novos ingredientes, preparei um arroz cremoso com Shibukawa-ni (castanha portuguesa em calda a moda japonesa), shiro miso (miso branco) e sal de rocha da Mongólia.

o arroz cremoso

miso branco

sal da Mongólia

Arroz cremoso com castanha portuguesa e mio branco: Doure vinte gramas de manteiga até beurre noisette. Retire da panela e gele.
Acrescente um pouco de azeite na panela e refogue sessenta gramas de cebola brunoise e um grama de alho em pasta. Una cento e vinte gramas de arroz Calasparra. Adicione quarenta mililitros de vinho branco seco.
Acrescente o duzentos mililitros de caldo de frango caseiro quente. No meio da cocção, una cem gramas de Shibukawa-ni drenado quebrados grosseiramente (reserve uma para decorar). Adicione mais caldo quente se necessário.
Tempere com trinta gramas de shiro miso, sal rochoso da Mongólia (Jamts Davs, retirado do Uvs Nuur Basin - substitua pelo sal rosa do Himalaia) e pimenta do reino moída na hora.
Retire do fogo, adicione a beurre noisette e misture vigorosamente para incorporar. Sirva imediatamente decorando com a castanha reservada.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
NIna lá no japao se cosome muita castanha portuguesa, seu arroz pareçe congee deve ter um aroma e sabor hummm bão.(Diulza)
Diulza, ganhamos esta castanha em calda da Marisa Ono e depois de comer metade como sobremesa, guardei um pouco para usar em outros pratos. Estou pensando em fazer um pão com o restante.
N.

Postagens mais visitadas