Vinagre de vinho branco caseiro

Depois do ótimo resultado com o vinagre de vinho tinto caseiro arrisquei fazer um com vinho branco.
Queria criar a minha própria madre (mãe do vinagre) e para isso precisava de vinagre de maçã ou cidra não pasteurizado. Demorei algumas semanas para encontrar o tal vinagre não pasteurizado.

Como fazer vinagre de vinho branco em casa: inicie a cultura misturando 50% de vinagre de maçã ou cidra, 100% de vinagre de vinho branco seco e 50% de água filtrada. Coloque em recipiente de vidro, plástico ou louça, cubra com um pano fino (esterilizado e seco) e elástico. Deixe repousar em local seco e escuro por quinze dias. Misture o líquido a cada cinco dias. Após esta quinzena, uma camada esbranquiçada e gelatinosa deve ter se formado na superfície. Parabéns, esta é a sua madre de vinagre! Nesta etapa, comece a realimentar com 50% vinho branco seco e 15% de água filtrada (misture, cubra com o pano e deixe avinagrar por dois meses). Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira. 
Ou se preferir aumentar a quantidade de madre, aguarde mais 45 dias, mexendo a cada 5-7 dias (a camada de madre de multiplicará e ficará mais resistente). Realimente com 100% de vinho branco seco e 25% de água filtrada. Cubra e deixe avinagrar por cerca de 2 meses antes de usar. Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira. Para pasteurizar o vinagre, após o envase, aqueça em banho-maria até 76°C por 10 minutos (não deixe ultrapassar muito além desta temperatura). Esfrie em temperatura ambiente, tampe e armazene por cinco meses em local seco e escuro.

"madre" com 15 dias

"madre" com 2 meses

"camadas" de madre após 2 meses

A qualidade do vinagre esta relacionada com a do vinho base. Escolha um vinho que você beberia, mesmo que simples.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Valentina disse…
Nina, agora me animei para fazer em casa. Vou começar indo atrás do vinagre de cidra orgânico.
Valentina, a madre desenvolve-se mais rápido com o vinagre não pasteurizado. Acho que você encontra aí com mais facilidade que no Brasil.
bjo,
N.
Unknown disse…
Olá, eu já tenho a madre. Eu só coloco ela dentro de um recipiente com vinho branco ou suco de maçã?
Sou grata,
Patrícia
Patricia,

Está descrito no post: "...Nesta etapa, comece a realimentar com 50% vinho branco seco e 15% de água filtrada (misture, cubra com o pano e deixe avinagrar por dois meses). Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira.
Ou se preferir aumentar a quantidade de madre, aguarde mais 45 dias, mexendo a cada 5-7 dias (a camada de madre de multiplicará e ficará mais resistente). Realimente com 100% de vinho branco seco e 25% de água filtrada. Cubra e deixe avinagrar por cerca de 2 meses antes de usar. Coe com peneira de plástico e depois com filtro de papel (lembre de guardar a madre para o próximo vinagre), envase em vidro esterilizado e mantenha na geladeira. Para pasteurizar o vinagre, após o envase, aqueça em banho-maria até 76°C por 10 minutos (não deixe ultrapassar muito além desta temperatura). Esfrie em temperatura ambiente, tampe e armazene por cinco meses em local seco e escuro."
O vinagre de fruta é produzido de maneira diferente. Precisa usar mangueira para eliminar os gases de fermentação.

N.

Postagens mais visitadas