quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como aromatizar açúcar

Não é um mimo poder usar açúcares aromatizados para flavorizar a massa de um bolo (pão, biscoito ou torta), polvilhar sobre frutas ou adoçar um chá/café?
Seguem três exemplos de açúcares perfumados para fazer em casa: baunilha, lavanda e tonka.

Sucre Vanillé (açúcar baunilhado): Armazenar as favas de baunilha cobrindo-as com açúcar (refinado, cristal ou confeiteiro) ajuda a manter a umidade das mesmas. O açúcar absorve o aroma das favas e fica perfumado de baunilha. Uso a proporção de duas favas para cento e oitenta gramas de açúcar. Guarde em local seco e escuro por um mês antes de usar.

o açúcar de baunilha
Gourmandise Vanille

as favas de baunilha "enterradas" no açúcar
Gourmandise vanilla sugar

Sucre a la lavande (açúcar aromatizado com lavanda): misture uma colher de sopa de flores de lavanda seca (comestíveis) com noventa gramas de açúcar. Deixe "curar" por quinze dias em local seco e escuro antes de usar.

o açúcar de lavanda
Gourmandise Lavender sugar

as flores de lavanda no meio do açúcar
Gourmandise açúcar aromatizado com lavanda

Açúcar com semente de cumaru (feve tonka): da mesma forma que a fava de baunilha, armazenar as sementes de cumaru cobrindo-as com açúcar (refinado, cristal ou confeiteiro) ajuda a manter a umidade das mesmas. O açúcar absorve o aroma das sementes e fica perfumado de cumaru. Uso a proporção de quatro sementes para cento e oitenta gramas de açúcar. Guarde em local seco e escuro por um mês antes de usar.

as sementes de cumaru (também conhecidas como "favas tonka"

as sementes de cumaru no meio do açúcar cristal

Você pode flavorizar o açúcar com diversos produtos, inclusive com cascas de laranja e limão desidratadas, canela em pau, gengibre em pó, anis estrelado, cravo, noz moscada...

Postado por Nina Mori.

Um comentário:

Silvia - BH disse...

Nina, li que a casca de laranja adicionada ao pote com açúcar mascavo evita que este fique empredado.
Quando criança ia sempre ao pote de açúcar com fava de baunilha quqe a vovó guardava para fazer bolos.