Arroz cremoso com trufa de verano

O Marcel comprou um potinho de trufa de verano por curiosidade e acabamos esquecendo no armário. 
Às vezes tenho a sensação de que por mais que tente deixar a despensa e a geladeira organizadas sempre esqueço de um pacote de grãos por terminar, um pedaço de queijo ressecando, uma barra de chocolate aberta, especiarias com validade vencida e por aí vai...
Reorganizando o armário de especiarias encontrei o tal pote com trufas de verano. Logo pensei em usar em um spaghetti na manteiga, mas só tinha macarrão para sopa. Mudei de ideia e preparei um arroz cremoso para o almoço.


Arroz cremoso com trufa de verano: Refogue uma cebola cortada em rodelas finas e um dente de alho fatiado em azeite. Una noventa gramas de arroz Calasparra (ou Carolino). Acrescente quarenta mililitros de Jerez Amontillado (substitua pelo Fino ou Manzanilla). Adicione caldo quente aos poucos até cozinhar. Una fatias de trufa de verano (reserve algumas fatias para decorar). Tempere com flor de sal e pimenta do reino moída na hora. Desligue e incorpore vinte gramas manteiga sem sal gelada e um pouco de queijo Pecorino ralado. Sirva polvilhando mais queijo e lâminas da trufa.


E qual o aroma da trufa de verano? Imagine o perfume da trufa negra fresca, divida por dez e subtraia o tempo de armário e o fato de ser uma conserva...

Postado por Nina Moori.

Comentários

Unknown disse…
"divida por dez e subtraia o tempo de armário" hahahah ia perguntar justamente qual era o sabor depois desse tempo de gaveta.
Inessa disse…
OI Nina,
Tenho também uma dessas ali no fundo do armario!
Voce usou a trufa toda para esta quantidade de arroz, certo? Esta receita dá para 2 pessoas?
abs,
Inessa
Vitor, acho que o sabor dessa trufa nunca foi surpreendente. Não dá para comparar com a "trufa de verdade"....rsrs

Inessa, use pelo menos 85g de arroz por pessoa. Aumente ou diminua essa quantidade caso sirva uma entrada e sobremesa.

bjos,
N.

Postagens mais visitadas