Vila Joya - Albufeira (Algarve)

Dez horas de viagem até Lisboa, quatro horas de fuso horário, jet lag... alguns preferem viajar em uma classe superior, outros se hospedar em um bom hotel com direito à spa e massagens. Nós preferimos comer e beber bem para atenuar os efeitos de uma longa viagem.
Depois de mais duas horas e meia de estrada até o Algarve (sul de Portugal), passamos rapidamente pelo ótimo mercado Apolónia (empório gourmet) e seguimos para o restaurante Vila Joya, na praia da Gale, em Albufeira.


Antes de pensar em qualquer prato ou vinho é impossível ficar indiferente a paisagem do restaurante. De fato, revigorante.


Com calor de mais de 30ºC, a primeira opção foi pelo Sancerre Bonnard 2009, fresco, despretensioso e agradável. Em seguida a escolha dos pratos:

Temaki crocante de wasabi e salmão com shissô

Tapioca com tinta de lula

Tortilla, canolo com chorizo mexicano, pan tomaca com sardinha e baguete com presunto


Ligueirão (razor clams), funcho, bergamota e passe-pierre (alga salicorne)

O robalo que veio por engano

Espaguette a la chitarra com gambas e alho

Fígado de ganso com enguia defumada e ameixa

Cherne com pimentas

Peixe galo, ravioli de pepino e molho Pommery

Crème brûlée com shot de framboesa

Mignardises

Os peixes e frutos do mar com frescor realmente impressionantes, com sabedoria de intervir de forma mínima e precisa na matéria prima e destaque para o equilibrado uso do broto de shissô em muitas finalizações.
O serviço foi bastante simpático, mesmo que levemente confuso (na reposição do vinho à taça e um engano ao servir um prato - este, a nosso favor). Quando se faz a reserva, o formulário questiona se o comensal gostaria de visitar a adega do restaurante; solicitação que infelizmente foi ignorada. No balanço final: a vista é espetacular, a cozinha é muito boa, o serviço é ok e o preço é muito alto.


Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Leca disse…
Casal,

O Blog é ótimo, mas para um site em que são postadas receitas, deixar o copia+cola proibido acaba dificultando!

Fica a dica,

Obrigada.
Olá Leca,
Tenho certeza que não era o seu intuito, mas já sofremos muito com problemas relacionados à plágio. Dificultamos o copia+cola para tentar coibir as tentativas desonestas. Espero que compreenda.

att,
N.
Anônimo disse…
2 estrelas Michelin deveria ser quase perfeito.

Postagens mais visitadas