Karasumi homemade

O que fazer com duas ovas de tainha imensas e frescas?
Congelar para usar posteriormente? Não.
Fritar? Não.
Karasumi? Sim!


Karasumi (uma forma de conservar as ovas de tainha, quase a versão japonesa da Bottarga - usei como base a receita do chef Tsuyoshi Murakami com pequenas alterações):
2 ovas grandes e frescas de tainha
7tbsp de sal grosso
1tbsp de sal marinho
200ml de sakê
200ml de mirim
Limpe duas ovas grandes e frescas de tainha (retire a veia com cuidado para não romper a película da ova). Misture sete colheres de sopa de sal grosso com uma colher de sopa de sal marinho. Espalhe 1/3 da mistura de sal em um refratário (vidro ou cerâmica), disponha as ovas e cubra a superfície (inclusive as laterais) com o sal restante. Deixe repousar em temperatura ambiente por três horas.
Retire o excesso de sal com as mãos (use luva descartável) e lave com duzentos mililitros de sakê. Escorra, transfira para um saco plástico (próprio para cozinha) e una duzentos mililitros de mirim. Feche, cuidando para deixar as ovas imersas. Após quarenta minutos, escorra e deixe as ovas secarem sobre superfície lisa coberta com filme plástico (pensei em usar o silpat, mas imaginei que o odor das ovas poderia transferir para o material - "perfumando" futuros biscoitos e biscuits). Deixe curar em local seco e arejado por 5-7 dias. Vire as ovas a cada doze, secando com papel toalha possíveis depósitos de umidade.


Sirva cortando em lâminas finas sobre o gohan quente ou na pasta aglio e olio substituindo o parmigiano reggiano.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
fatou as fotos do processo de cura, né?
As fotos do processo ficaram feias. Fiquei com vergonha de expor aqui e estragar o post.

N.
Marisa Ono disse…
Uia, ficaram com uma cara ótima!
Marisa, gostei do resultado. Só esqueci de avisar que curei durante aqueles dias frios e mesmo assim consegui perfumar parte da casa com aroma de karasumi...rsrsrs

N.
Hanae disse…
Eu sou apreciador de Karasumis e Bottargas e posso acrescentar que cozidas em ¨sato+shoyu+sakê+fatias de genjibre¨ junto com postas de peixe tipo tainha ou anchovas, ficam simplesmente estupendas!!! Abçs e bom apetit
Hanae, obrigada pelas dicas!

abs,
N.

Postagens mais visitadas