Trufa uruguaia

Alguns leitores deixaram seus comentários aqui no Gourmandise, outros enviaram e-mail com suas opiniões sobre o post do dia 22 de outubro: marron glacê, batatas glaceadas, oveiras de galinha, semente de fruta, bagos de galo cozido, testículos de boi, pedras (isso é comestível?), bala de doce de leite, marmelo...
Um deles quase acertou a resposta para a "charada" quando disse que eram trufas. Foi por um triz: trufa uruguaia.


Sempre que viajamos temos a oportunidade de nos deparar com as iguarias locais. Muitas vezes são ingredientes perecíveis ou de difícil transporte e a única oportunidade de prová-los é em seu local de origem. Mas sempre tem uma coisinha ou outra que podemos transportar até o Brasil, como o caso desta trufa uruguaia.
Nunca havíamos lido nada sobre a existência de trufa no Uruguay e o preço também nada recordava a caríssima iguaria do Velho Mundo.


Assim que abri o pote (conserva de vinagre e sal), F. disse para fotografar e colocar lá no blog perguntado para os leitores o que era. Lavei para retirar o excesso de acidez e sentir melhor o sabor daquele cogumelo de textura macia e levmente esponjosa. O sabor? É, nada a ver com as trufas originais. Lembrava um cogumelo tipo Portobello, mais concentrado.

Usei a trufa uruguaia de duas maneiras:

Salada fria de cogumelos (shiitake fresco fatiado e trufa uruguaia brunoise marinados em limão, azeite e flor de sal Noirmoutie)

Pasta aglio e olio com trufa uruguaia - aproveito o ensejo para lembrar que hoje, 25 de outubro, é o Dia Mundial do Macarrão

Postado por Nina Moori.

Comentários

João Mario disse…
Agora só falta eu provar... deve ser uma delícia. Um abraço.

João mario
clau disse…
Pois é, trufa é um negocio sério. rss
Aqui estamos bem no coraçao de uma regiao rica delas e ai, a oferta é grande!
Temos a bianco, uncinatto e scorzone.
Eu sou fan do uncinatto (bianchetto), que aparece no inverno/primavera.
Mas juro que fiquei curiosa com este seu...
Bjs!

Postagens mais visitadas