Peixe com banana - Ubatuba

Certa vez, um leitor do Gourmandise enviou um e-mail perguntando porque não encontrava aqui no blog nenhuma dica sobre restaurantes no litoral paulista.
Respondi que quase não frequentávamos a praia.
O leitor lembrou que o Marcel e eu passamos o feriado do ano novo (2009) em Ubatuba e questionou se durante aqueles dias não entramos em nenhum restaurante.
Com a chuva torrencial que inundou e fez morros deslizarem, ficamos praticamente ilhados na casa do nosso anfitrião e cozinhamos todos os dias. Cozinhamos durante todas as refeições no feriado. Só conseguimos sair para tomar um espresso e comprar algumas bananinhas (doce de banana em formato de barrinha) no Tachão.
Neste último feriado (Nossa Senhora Aparecida), tentamos ir ao simpático café que frequentamos no ano novo, mas o local se tranformou em um restaurante vegetariano. Mas para não decepcionar o leitor que gosta do litoral paulistano, na semana passada escrevi sobre um restaurante Les Épices e segue agora a nossa experiência no restaurante Peixe com banana (R. Guarani, 255 - Praia do Cruzeiro - Ubatuba).

Para começar, pedimos Casquinha de siri - boa, se não fosse o queijo derretido (confesso que ainda não compreendo a razão de unirem frutos do mar com queijos...).


Para o prato principal, pedimos uma Moqueca de peixe para três pessoas (que serve tranquilamente 4 1/2 pessoas - eu diria quase 5, já que não existe meia pessoa) - ótima!


Inesperadamente, o Peixe com banana possui uma Carta de vinhos interessante (com preços idem). Optamos por um dos vinhos brancos nacionais.
Seria injusto analisar o serviço do salão de um restaurante no litoral como fazemos com as casas paulitanas? Penso que não, afinal, hospitalidade é hospitalidade e boa parte da renda daquela cidade é fruto do turismo. O atendimento deste estabelecimento foi despretensioso e lento, mas a cozinha vale a pena.

Faixa de preço: $$$ (com vinho e água por pessoa).

Postado por Nina Moori.

Comentários

Silvia - BH disse…
Nina,
Encontra-se aqui em bons supermercados em BH os doces Tachão. Achei-os muito açucarados.

Que boa moqueca - sua apreciação foi sem rodeios: "ótima" que diferença um peixe na praia. E o peixe com banana, pode me sugerir alguma idéia para filé de peixe e banana?
Silvia,

Gosto muito de farofa de banana. Refogo cebola e alho em óleo de girassol e azeite, uno a banana em rodelas (0,5cm), uno ovo batido, sal e farinha de mandioca fina torrada. Completo com mais azeite para deixar bem úmida. Será que esta farofa não combinaria com o filé de peixe grelhado?
Ou poderia fazer um Papillote com o filé de peixe temperado com sal, um pouco de gengigre fresco e cebolinha em tirinhas, rodelas de bananas arrumadas ao lado do filé, regar tudo com suco de limão e azeite. Feche o pacote (alumínio ou papel manteiga) e asse.

bjo,
Nina.
Silvia - BH disse…
Nina,

Preparei o peixe e ficou muito bom. Muito bom se comparado ao que fazia antes. No primeiro contato com o Gourmandise perguntei-lhe o que significava um peixe bem preparado ( não era este o termo que usou) . Em seguida ensinou-me mais alguma coisa.

Posso na maioria das receitas em que recomendam papel de aluminio substituir pelo papel manteiga? Ecologicamente esta substituição é melhor? Não sei se o papel manteiga se decompoe e pode ser usado em composto orgânico.

Poderia pedir-lhe umas duas ou tres variações para preparar Papillote de peixe ? Gostei tanto que só farei assim por um bom tempo. Muito obrigada!
Oi Silvia,

Pode trocar o alumínio por papel manteiga sem problemas. Algumas marcas de papel manteiga são enceradas, neste caso acho que não se decompõe tão fácil.

Duas variações para Papillote de peixe:
- Corte cenoura e abobrinha em julienne (faça com um ralado, cortando de comprido) temperadas com sal e pimenta. Coloque o filé de peixe (sal e pimenta) por cima dos legumes e regue com um fio de manteiga derretida. Feche bem e asse.
- Tempere o filé de peixe, espalhe cogumelos frescos (Paris, shimeji, Portobello, etc) fatiados por cima, regue com limão shoyu e azeite, feche bem e asse.

bjo,
N.
Silvia - BH disse…
Nina,
Que receitas! Tão simples e que resultado. Preparei o peixe com banana e gengibre e o peixe com abobrinha e cenoura.
Este último ficou delicioso com a manteiga como sugeriu, derretida.

Postagens mais visitadas