Pasta alla Carbonara (ovo) lacto-vegetariano

No final de 2009, participamos do Inter Blogs do Da Cachaça pro Vinho com um menu (ovo) lacto-vegetariano e dentre os pratos que compunham o menu, incluímos uma versão do Spaghetti alla Carbonara. No lugar do guanciale, utilizamos o LapSang SouChong triturado.
O LapSang SouChong é um tipo de chá preto defumado chinês. Seu aroma defumado é bem intenso e remete ao bacon.



Pasta alla Carbonara (ovo) lacto-vegetariano:
(para 1 pessoa)
125g de pasta longa de grano duro (usei bavette)
40g de gemas de ovos de galinha caipira ou orgânica em temperatura ambiente (não recomendo ovos de galinhas criadas em larga escala)
1g de LapSang SouChong
25g de Parmigiano Reggiano ralado na hora
25g de creme de leite fresco
pimenta do reino em grão moída na hora
flor de sal
Triture o LapSang SouChong no almofariz e peneire (use este pó triturado - reserve o restante para fazer um chá após a refeição).
Cozinhe a pasta em água com sal grosso até ficar al dente. Enquanto isso, aqueça o creme de leite fresco. Verta sobre as gemas, batendo com fouet. Acrescente a água quente da cocção da pasta (cerca de 20ml, se necessário, agregue mais depois). Una o LapSang SouChong, a pimenta do reino, um toque de flor de sal e ¾ do Parmigiano Reggiano. Agregue a massa recém escorrida.
Sirva imediatamente com o queijo restante à parte.



Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Nane Cabral disse…
Nina, parece ótimo! bjo, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
Rogério disse…
Puxa!
Eu tenho uma caixinha de LapSang que acabei de trazer de fora. Não conhecia e não tinha idéia da "potência"! Para mim, não agrada. Pensei em fazer uma redução e cozinhar alguma carne escura... Você me deu uma ótima idéia.
bjo
Rogério
O sabor deste chá realmente é bem defumado. Na xícara, não é um dos meus favoritos, mas no prato mostrou-se bem versátil. A Carla da Tee Gschwendner mistura com queijo tipi cremoso (cream cheese) e serve como um pate.

bjo,
N.

Postagens mais visitadas