Muffins de banana e amora

Muffin é uma maneira rápida de satisfazer aquela vontade repentida de comer um doce.
O melhor é que não requer muitos apetrechos (vide: louça a ser lavada): um bowl, uma balança, uma peneira e um garfo.

Mufins (rápidos) de banana e amora:
(8 unidades - 100% = 60g)
100% de banana nanica madura sem casca
83,3% de ovos de galinha caipira
83,3% de açúcar cristal
50% de óleo de girassol
108% de kefir
208% de farinha de trigo
0,4% de sal
0,4% de noz moscada
4% de fermento químico
8 amoras grandes
Amasse a banana com um garfo, una o ovo e misture com garfo. Acrescente o açúcar, o óleo e o kefir. Misture. Una os ingredientes secos e agregue-os rapidamente.
Disponha nas formas (usei forminhas de papel forneável), decore com uma amora em cada muffin e asse à 180ºC. Rende 8 unidades.


P.S. Pode ser purismo, mas Muffins e Cupcakes são completamente diferentes. Os mufins têm textura mais porosa (quase granulosa) e são confeccionados com gordura em estado líquido (como óleos e manteiga derretida). Já os cupcakes são um pouco mais untuosos e menos aerados porque são confeccionados com o método crémage (gorduras sólidas em textura de pomada). Os cupcakes aceitam ser decorados (glacês, pasta americana, merengues, etc) e os muffins ficam melhores com no máximo uma fina camada de açúcar de confeiteiro (podem ser assados com streusel, açúcar cristal, granola por cima).

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Dani Etoile disse…
Concordo 100%.
bj
Dani
Irmã disse…
Eu comi, eu comi! =P
Tava boooom! Comi quentinho! Até queimou minha língua, mas valeu a pena!

O gosto de banana fica bem suave né?

Beijos

Irmã
clau disse…
Muffin é tudo de bom!
E esta sua receita é boa para eu usar o meu kefir, extra, além da minha balança digital,tb. rss
Marcia disse…
Nina
simples e, me parece, delicious!
Silvia - BH disse…
Nina, poderia por favor me explicar a diferença de um bolo simples (tipo o de laranja, de cenoura ou de limão) para um cookie? Ou seja, com diferem na composição? Há dias que qero perguntar-lhe. E ainda, qual a diferença do muffin para o bolo e para o pão-de-ló ou massa de rocambole?
Gourmandise disse…
Acho que poderíamos dividir bolos simples e mais comuns no Brasil em duas categorias:
Bolos Esponjas - como o Pão de ló, Génoise, Angel Cake, Chiffon cake e suas variações - são bolos de textura mais leve, próximos de uma "espuma".
Bolos método crémage ou MMC (método de mistura cremosa) - Bolo de frutas, Poundcake, etc - possuem massa mais densa, com alvéolos mais fechados e untuosos (já que são confeccionados com gordura sólida).

Os cookies são biscoitos ricos em gordura sólida (normalmente manteiga). São densos e não apresentam aeração. Alguns podem ser crocantes e outros macios no interior.

Os muffins têm textura entre um bolo e um pãozinho. São mais porosos que os bolos. Costumam ser assados naquele formato clássico individual redondo.

O pão de ló clássico é confeccionado com a mesma medida de ovos, açúcar e farinha de trigo (100% de cada). Pode ser assado em diversos formatos: redondo e alto, baixo, retangular, quadrado, com forminha de papel, etc.
O rocambole é geralmente confeccionado com a massa de pão de ló, mas em forma mais rasa e maior, para que não fique muito alto. É recheado e enrolado.
Existem alguns rocamboles que sãoconfeccionados com massa de Bolo MMC (como o Bolo de Rolo) e outros que são assados com o recheio como a Roulade de amora (http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2008/11/roulade-de-amora.html)

bjo,
N.
Silvia - BH disse…
Nina, muito obrigada por explicar-me tão bem.
Patricia Scarpin disse…
Nina, coisa mais linda essa foto. Amei.
Shirley disse…
Boa noite! Gostaria de saber onde encontro a forma forneável? Grata.
Shirley
Gourmandise disse…
Shirley, encontrará formas em casas especializadas em confeitaria. Procura em São Paulo? Que região?

N.

Postagens mais visitadas