Pão bicolor de cenoura e alecrim (fermento natural)

Outro dia, um aluno se referiu ao Gourmandise como o Blog dos Pães Caseiros. Bom, para continuar merecendo este título informal, lá vai mais um pão.
Reorganizando o pote de farinhas, encontrei um pouco de farinha de cenoura. A quantidade era tão pequena que só me restavam duas opções: jogar fora ou misturar com outro ingrediente. Nesta casa tudo é reciclado, portanto jogar fora estava fora de cogitação.



Pão bicolor de cenoura e alecrim:
(um pão de forma médio - 100% = 287g)
20,9% de fermento natural (usei o Pierre)
17,4% de água mineral
34,8% de farinha de trigo
Misture tudo num bowl, cubra e deixe crescer até dobrar de volume (pode levar de 2-6h, depende do clima).
100% de farinha de trigo
1,3% de farinha de gluten
2,7% de sal marinho
3,4% de leite em pó
10,4% de açúcar orgânico (use o tipo claro)
17,4% de manteiga sem sal orgânica em temperatura ambiente
24,3% de ovos de galinha caipira
17,4% de água mineral
Peneire os ingredientes secos juntos. Una a massa fermentada, a manteiga e os ovos. Adicione a água, aos poucos, trabalhando a massa (pode ser feita na batedeira com auxílio de gancho).
Divida a massa: retire 1/3 e incorpore 5,2% de farinha de cenoura, acrescente alecrim seco (1%) aos 2/3 restantes da massa. Boleie as massas, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
Abra a massa de alecrim sobre superfície lisa (pode polvilhar farinha ou untar), em formato retangular. Abra a massa de cenoura (cerca de 2cm menor que a de alecrim), disponha sobre a massa de alecrim e enrole como rocambole. Coloque em forma de pão untada e polvilhada (costumo utilizar fubá). Cubra e deixe crescer por cerca de 2h (ou dobrar).
Pincele ovo batido, dê cortes com bisturi para pão e asse à 200ºC (caso o forno seja menos potente, use 220ºC) por 20-25 minutos.


Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.


Postado por Nina Moori.

Comentários

ameixa seca disse…
Ficou lindo! Pena não saber como encontrar farinha de cenoura... Deve ficar bem interessante :)
Anônimo disse…
Nina,
Coleciono as sua receitas de pães. Já fiz vários deles e todos ficaram gostosos. No começo, fiquei um pouco desconfiada se conseguiria fazer o fermento natural em casa. O odor era meio estranho, não parecia que iria fazer crescer um pão. Agora peguei e jeito e toda semana asso um diferente.
beijos, Sabrina.
Marly disse…
Olá,

Cheguei aqui agora e gostei desse blog. A menção aos pães,cujas receitas pretendo pesquisar, posteriormente, é um atrativo extra, em meio a muitos outros!
Emília disse…
Farinha de cenoura é novidade pra mim! O pão ficou lindo!
Beijinhos
Meninas,
A farinha de cenoura é feita com cenoura liofilizada e pulverizada. Costumo comprar no centro de São Paulo (na zona cerealista), mas acredito que venda em outros locais.

bjo,
N.
Anônimo disse…
Nina, Poderia trocar esta farinha de cenoura por outro ingrediente?
obrigada.
Pode substituir a farinha de cenoura por pó de espinafre ou beterraba. Use a imaginação.
bjo,
N.

Postagens mais visitadas