Portos Vintage 2007

O IVDP realizou em São Paulo uma prova com 29 Portos Vintage 2007. A safra 2007 foi considerada referência para a produção dos Vintages. De acordo com Carlos Soares, responsável do IVDP pelo mercado brasileiro, o clima foi o grande colaborador: poucas chuvas e estas no momento certo, com longo período de amadurecimento e sem presença de podridão nos cachos, os produtores puderam esperar o momento ideal para a colheita. O resultado foi que mais de 90 produtores declararam Vintage e em seguida o IVDP declarou a safra como Vintage (algo que ocorre em média duas vezes por década).


Na degustação, estes foram os meus destaques:
Fonseca, Kopke, Quinta do Noval e Quinta do Vesúvio - com taninos muito aveludados e álcool pouco evidente, tamanha a concentração. São Vintages que se bebem com muito prazer desde já.
Dow's, Churchill e Taylor's - estilo mais austero, com potência a ser integrada ao conjunto. Estilo de Vintage para longa guarda, com notas minerais e químicas.
Warre's e Quinta da Romaneira - com um pouco menos de concentração, fruta fresca e ótima acidez. Um estilo elegante.


As decepções foram Messias, Dalva e Niepoort, ainda ssim com notas acima de 86 pontos.

Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Anônimo disse…
Por que o Niepoort decepcionou?
As notas vegetais estavam um pouco acima do desejado e os taninos embora finos, estavam levemente secantes. Em minha planilha, atribui 88 pontos.

M.
Anônimo disse…
Só tem Porto neste blog...
Alguns posts atrás, tinha Madeira tbm....

N.

Postagens mais visitadas