Blogs Monitorados?

A partir de 1 de dezembro de 2009 vigorará nos EUA novas regras sobre mídias sociais. No caso dos Blogs, o Federal Trade Commission (FTC), basicamente estabelece que posts relativos a produtos recebidos como cortesia devem trazer a informação sobre a referida bonificação, bem como blogueiros ou posts remunerados cujos conteúdos tenham relação com a atividade da fonte pagadora devem declarar esta ligação.
Está certo que a fiscalização prática disto é muito complicada, mas vemos com bons olhos tal medida, visto que blogs e outras mídias sociais, de certa forma, são agentes formadores de opinião onde se misturam amadores (opniões espontâneas) e profissionais (remunerados para tratar de certos assuntos ou oferecer “testimonial” positivos).
Trata-se apenas de tornar as regras claras e mostrar que a credibilidade é construída a longo prazo com consistência e coerência.
A partir de agora vamos prestar mais atenção em nossos posts para seguir estas saudáveis regras (mesmo que não estejamos sujeitos a elas).

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Mauricio disse…
Não sabia dessa medida...mas acho muito válida...embora praticamente impossível de ser posta em prática. Seria muito interessante que fosse aplicado para os Blogs de opinião politica no Brasil.
espressa-mente! disse…
Em se tratando de internet e midias sociais não existe limites muito menos controles. Veja o caso do Otavio Mesquita que recebeu R$15mil para promover uma marcada de champanhe entre seus 100mil seguidores no twitter!
Luciana B. disse…
Nina, não achei seu email aqui, queria dicas suas de onde ir comer no sábado a noite... perto de Pinheiros/Vila Madalena. Vou para SP passar o feriado aí. Tem algum lugar muito legal que você recomende?
Anônimo disse…
Isso não funcionaria no Brasil. A lei seca não é fiscalizada corretamente em São Paulo, imagina fislizar algo online.
Concordo sobre a lei seca. Mas qto aos cigarros está bem ativa. Não vi nenhum estabelecimento desrespeitar. Acho que veio para ficar.
Online depende da boa vontade de internautas. Funcionaria mais para "pegar" as empresas que pagam os bloggers.

N.

Postagens mais visitadas