Décima quinta harmonização virtual

Para a décima quinta harmonização virtual, escolhemos um prato com toques asiáticos à base de carne de porco para harmonizar com o vinho Wehlener Sonnenuhr Selbach Riesling Spätlese 2004 do produtor Selbach-Oster indicado pelo Claudio e pela Rafaela, do Le Vin au Blog.

Lombo de porco com kinkan:
(5 porções)
1.5 kg lombo de porco limpo
1 tsp sal
1 tsp de especiarias moídas (pimenta do reino preta moída na hora, coentro em grão e anis estrelado)
1 pimenta dedo de moça sem semente finamente fatiada (tamanho médio)
4 tbsp óleo de girassol ou milho
5 cebolinhas em pedaços de 4cm
3 tbsp de vinho de arroz chinês (Shao Shing)
2 tbsp de shoyu
água quente q.b.
2 tsp de gengibre ralado
4 tbsp de geleia de kinkan ou laranja
2 tsp de amido de milho
1 clara de ovo
Modo de preparo:
Corte o lombo em cubos de 2,5cm. Tempere com as especiarias e o sal. Deixe descansar por 15 minutos. Una a clara de ovo e o amido. Deixe repousar por 5 minutos.
Aqueça bem 3 tbsp de óleo em panela de fundo grosso ou wok. Doure os cubos de lombo. Remova da panela e mantenha aquecido.
Aqueça o óleo restante na panela e salteie a cebolinha e a pimenta vermelha por alguns segundos. Volte o lombo, una os líquidos (vinho, gengibre e shoyu) e a geleia, deixando a água por último.
Em fogo baixo, cozinhe acrescentando a água quente aos poucos, até a carne ficar tenra e obter uma quantidade razoável de molho.
Sirva com arroz jasmin cozido apenas em água com toque de sal (siga as instruções da embalagem).

O prato era saboroso, apesar da aparência não ter ficado muito atraente. Na próxima vez, acrescentaremos mais especiarias e pimenta vermelha e deixarei a cebolinha para o final.
Este vinho possui leve doçura (os Spätleses - meio doce - podem ir do levemente doce ao intensamente doce, é uma classificação ampla e cada produtor segue um estilo), muito bem equilibrada por uma acidez viva e com 8% de álcool. Estas características, mais os elegantes aromas cítricos e minerais o tornam um vinho muito agradável, fácil de se tomar uma garrafa inteira.
Sobre a harmonização do Lombo de porco com kinkan e com o Spätlese Selbach: embora o vinho não "passasse" por cima da carne, um toque a mais dos condimentos teria deixado o casamento mais adequado. O vinho ressaltou o sabor da kinkan e a alta acidez deixou o prato mais leve.

Confiram também esta harmonização virtual no Da Cachaça pro Vinho e no Rocambole.

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Ultimamente vocês têm bebido muito riesling. Noto que sempre com comida.
Eduardo Luz disse…
Muito boa esta harmonização.
Pra nós, o vinho ( que é diferentão e excelente) casou certinho com a comida ( que fizemos no ponto. Ou seja, bem condimentada).
Que venha a próxima!
Abs.
Tiago Lopes disse…
Mui interessante,,,,,trabalhas em que restaurante???

Postagens mais visitadas