Expovinis 2009

Esta Edição do Top Ten 2009, contou com a presença de Dirceu Vianna Jr., até agora o único Master of Wine brasileiro. Tive a oportunidade de conversar um pouco com ele e, claro, falamos de................ futebol. Mais do que os efeitos da crise finaceira mundial, o que mais lhe preocupava era a situação do Arsenal na Champions League (até então não havia sido realizado o último jogo da semifinal onde o Arsenal perdera por 3X1 para os Red Devils).



Alguns números do Top Ten 2009:
14 jurados
180 vinhos
2 bouchonées
2520 taças servidas em dois dias de degustação
A única pena é que algumas das amostras que enviam para o concurso não estavam disponíveis para degustação da Expovinis 2009.

Dentre os vinhos que degustamos na feira, estes foram os nossos preferidos:
Rhea branco 2008 - Douro Experience
Quinta dos Avidagos Reserva 2006 - Douro Experience
Quinta do Além Tanha Vinhas Velhas 2004 - Douro Experience
Crooked Vines 2005 - Douro Experience
Nos surpreendeu um único projeto apresentar tantos vinhos de alta qualidade. Talvez seja a região mais completa em termos de produção de vinhos de alto nível: espumantes, brancos, tintos e fortificados.




De Martino Familia 2005 - Decanter
Provamos também o Limavida Old Bush Vines 2006 que já estava ótimo. Mas ao provar em seguida o Familia 2005, atingimos um outro patamar: de qualidade e infelizmente, preço.


Perbruno 2005 - Cantu
Produzido na Toscana pelo produtor I Giusti & Zanza, foi uma ótima novidade. 100% Syrah, que segue o estilo dos grandes vinhos do Rhône Norte.


Domaine de Baron'Arques 2003 - Ballande & Méneret
Château Patris 2006 Saint-Émilion Grand Cru - Ballande & Méneret
Château Prieuré-Lichine 1999 quatrième cru classé - Margaux - Ballande & Méneret
Este négociant de Bordeaux disponibilizou alguns grandes vinhos para degustação. O primeiro trata-se do projeto de Mouton Rothschild no Languedoc, em Limoux. Este, impressionou muito mais na boca que no nariz. O segundo, um Saint-Émilion bastante típico e, por ser jovem, a fruta estva bastante evidente. O terceiro foi uma surpresa, não pela qualidade (indiscutível) do vinho, mas pelo fato de nos oferecer um vinho de tamanha patente em uma feira. Os traços de evolução e a elegância de Margaux ficaram na memória.




Henriques & Henriques Verdelho 10 anos Madeira - Vinho Madeira
Henriques & Henriques Verdelho 15 anos Madeira - Vinho Madeira
Barbeito Boal 1978 Madeira - Vinho Madeira
Bem, os dois primeiros eram muito bons, estilo meio seco, com ótima acidez e aromas limpos. Já o Barbeito Boal 1978 foi hors concours, além da doçura equilibrada e aromas complexos, é um vinho da safra do Marcel. O primeiro vinho que degustamos desta safra.



Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas