Moqueca de banana

Tenho visto tantas receitas de Moquecas de banana (Moqueca com pimentaAmouseBoucheCome-se Chucrute com salsicha) que não resisti...
Lembro que quando era criança, não apreciava pratos salgados com presença de frutas (salpicão com maçã, arroz com passas, molhos adocicados para carnes, geléia no molho da salada). Hoje adoro!
Fui atrás da banana da terra (que raramente tem espaço na nossa cesta de frutas).



Um prato bem rápido de preparar. Refoguei cebola em rodelas finas, alho picado e um pouco de coentro em óleo de girassol. Uni rodelas de tomate maduro, sal marinho, muito colorau. Acrescentei água quente e cozinhei até amolecer o tomate (retire metade do líquido e una farinha de mandioca, pimenta vermelha e sal para fazer um pirão). Adicionei as rodelas de banana da terra (uma unidade por pessoa), abaixei o fogo e tampei. Após 3 minutinhos, polvilhei salsa e coentro frescos e flor de sal do Algarve.
Servi com o pirão e com um arroz de coco queimado (feito com raiz de coentro, cebola, alho e azeite de coco babaçu - uni o coco queimado depois da cocção).



Postado por Nina Moori.

Comentários

espressa-mente! disse…
uepa!!!!!!!!!!!!!!
fiz, hoje feriado de sao sebastiao para acompanhar um arroz de camarão!
bebemos uma vinho verde..pet de 1Litro!
bjs,
Iliane disse…
que interessante!!!muito mesmo..amei a ideia..bjus
Anônimo disse…
Nina,

Aqui no sítio aprendi com a moça que veio do interior. Bem simples e saboroso. Apenas refoga com óleo, alho e sal e deixa cozinhando, com se faz com inhame por exemplo. Servir com muita cebolinha picada, como acompanhamento para uma carne.
A banana tem de ser "de vez", quando está verde e não amadureceu, mas não sei bem que ponto é este.

Uso sempre panela de barro para cozinhasr, tenho várias, do ES, da Paraíba, de Goiás e outras.
hum, com vinho verde!

versão vegetariana do clássico brasileiro...

todas as minhas panelas de barro racharam!!! buá!

bjos,
N.

Postagens mais visitadas