Vacherin Mont-D'Or

Confeccionado entre 15 de agosto e 31 de março, na região do Valle de Joux, o Vacherin Mont-D'Or é um queijo de massa mole (leite de vaca cru). Sua crosta pode apresentar coloração amarela ao marrom claro (dependendo da maturação) e massa branca, macia e untuosa.



Enformado em caixas de pinheiro-alvar, que concedem um aroma delicado de resina. Sua afinação (maturação) também é feita com a presença desta madeira (pinheiro-alvar), em caves, durante três semanas (no mínimo).
Ganhamos este queijo de D. e F. A foto foi tirada apenas da caixa - o queijo era tão bom que esquecemos de fotografar antes...

Postado por Nina Moori.

Comentários

Elvira disse…
O meu marido nasceu na região onde é produzido o vacherin Mont d'Or. Recorta-se um círculo na parte superior da crosta, e depois coloca-se um dente de alho descascado e um pouquinho de vinho branco dentro. É só levar ao forno, na própria caixa de madeira, até derreter. Serve-se à colherada, sobre batatas cozidas. Acompanha-se com linguiça defumada de Morteau ou de Montbéliard, simplesmente cozida em água. Uma delícia! :-)

Beijos.
Unknown disse…
Bom dia,

Onde encontramos para comprar este queijo no Brasil?
Obrigada
Anônimo disse…
Aonde encontro este queijo?

Por favor caso alguem disponha da informação envie por e_mal:
mazzuca@pradochaves.com.br

Saudações.
Já vi vender em empórios como o Santa Luzia e o Santa Maria. Mas não estavam maduros.

abs,
N.
Anônimo disse…
Olá Pessoas,

Infelizmente, no Santa Luzia nunca houve a a venda deste queijo.
Sei disso pois trabalho no atendimento ao cliente e temos muitos pedidos.
Assim que obtivermos a importação deste, posto uma observação para vocês.

Abraços.


Josi
Josi,

Que pena. Deve ter me enganado. Seria ótimo se pudesse encontrar queijos como este no Santa Luzia.
Por favor, nos avise. Aguardamos anciosamente.

N.
cesrj disse…
Acabei de ver uma reprotagem sobre a linguiça de morteau e queijos da região da Franche-comté.Fiquei fascinado. Gostaria de saber onde posso encontrar esses produtos.Abraços
Este queijo é realmente uma delícia. Combinaram perfeitamente com as linguiças de Morteau (http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/03/queijos.html).
Infelizmente, ninguém importa este queijo para o Brasil ainda. A produção dele é pequena e sazonal. Vamos torcer para que o Santa Luzia ou a Caseus comecem a trazer para cá.
abs,
N.
Após a reportagem sobre o queijo Vacherin Mont-D'Or no Globo Rural, recebemos muitos e-mails de pessoas interessadas no produto.
No Brasil, ninguém importa este queijo. Ainda. Quem sabe um dia o Sta Luzia, Sta Maria ou Caseus se interessem pelo produto...

att,
Nina Moori.
Beto disse…
acho isso uma maldade conosco, nos dão o doce (reportagem) e depois tiram de nossas mãos pois não encontramos essas delíciaas aqui no nosso país, vocês não concordam?
Beto,
Nem me diga! Temos que depender da mala dos amigos viajantes.
Neste fim de semana conhecemos um suiço que só aumentou a vontade de comer este queijo novamente.

abs,
N.

Postagens mais visitadas