Chá ou infusão?

Muitas empresas no mercado (dentro e fora do Brasil) comercializam infusões com o termo chá no rótulo.
Para ser denominado chá, a bebida precisa ser composta apenas de camellia sinensis (verde ou fermentado) e água.
Com a presença de óleos, essências, frutas, arroz ou especiarias torna-se infusão.




Bebidas à base de camomila, hortelã, mate, limão, capim-santo (entre outros) são tecnicamente infusões.
Algumas bebidas são executadas com leite ou sucos (100% ou mescladas com água) - estas também não são chás, e sim infusões.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Glau disse…
adoro um cházinho ainda mais neste friozinho que está fazendo..

bjos e boa semana, Glau
boa informação essa!
realmente só na lingua portuguesa é que se faz essa confusão!
abraços lisboetas!
Bebo chás/infusões todos os dias! Não fico sem uma xíara quentinha...mesmo no verão!

Infelizmente a confusão quanto à nomenclatura ocorre em diversas linguas. Já constatei em inglês e alemão também.

bjo,
N.
espressa-mente! disse…
nina, tambem bebo cha diariamente, inclusive publiquei um post sobre esta minha traiçao declarada ao cafe. agora, pode ser cha ou infusao, nao importa a confusao..o que critico é a baixa qualidade dos nossos chas/infusoes!! a leão gradativamente vem diminuindo (segundo eles, é adequação!) a gramatura dos saches! ja marca TAEQ, algumas das suas infusoes/chas tem sabores que beiram o subliminar!
Ana Powell disse…
Nina
Nós aqui na Inglaterra bebemos e bebemos chá. A minha marca de consumo em casa é sempre Earl Grey Twinings pois são realmente bons, e se intentares abrir um dos pacotinhos ainda se consegue vêr que é feito de verdadeira folhinhas de chá e não é somente pó para dar cor á água.
Beijinhos
Tantas marcas de chás e infusões na prateleiras dos supermercados...mas concordo que poucas nacionais têm qualidade no produto.
Em uma época em que tentamos dar valor ao produto nacional, alguns setores da indústria andam para trás...assim fica difícil escolher o nacional ao importado.

bjo,
N.
Silvia - BH disse…
Nina, nacional bom só conheço os "naturebas" ou os de ervas nomercado. Prefiro comprar o "Celestial Seasonings" a qualquer nacional embora esteja sempre tentando encontrar um que tenha sabor. São apenas um pouco mais caros. Gosto também de ervas frescas, colhidas na hora como hortelã. alecrim, erva cidreira e as medicinais como losna e boldo.

Tenho sempre uma casquinha seca de laranja pra adicionar à infusão. Mas vou continuar chamando de chá embora tenha finalmente gravado porque o termo chá se refere apenas a uma especie de folha. Muito clara sua explicação, valeu!
Tem algumas marcas de infusões e chás nacionais que são melhores. Gosto de uma que é orgânica. Mesmo assim, ainda prefiro a erva fresca, imbatível em questão de aroma verdadeiro.
De vez em quando, eu acabo denominado errado e meus alunos ficam me corrigindo...rs
bjo,
N.

Postagens mais visitadas