Bairrada Branco

O tema da segunda degustação da CBVP foi vinhos brancos da Bairrada. A região mais conhecida pelos tintos produzidos a partir da casta Baga também mostrou-se capaz de produzir grandes vinhos brancos. Neste caso, dominam as variedades Maria Gomes, Bical, Arinto e Cerceal.



Das doze amostras degustadas, estes foram os nossos favoritos:
Campolargo Bical 2005

Campolargo Arinto 2004

Vinha Formal 2004, Luis Pato

Maria Gomes 2006, Luis Pato

Os outros vinhos da degustação: Ensaios FP 2005, Entre II Santos 2006, Frei João 1998, Quinta das Bágeiras Garrafeira 2005, Quinta do Ortigão 2006, Quinta do Valdoeiro 2004, Vinha do Putto 2006 e Casa de Saima Colheita 2004.


Ao final, ainda pudemos harmonizar (restaurante Santo Colomba) nossos vinhos preferidos com um Carpaccio de salmão, Espaguette com bechamel e ovas, Arroz de polvo, Arrosto de vitelo com purê de batata baroa e Crepe com sorvete e calda de frutas vermelhas.






Mais uma vez, parabenizamos nosso colega Alexandre Rodrigues pela organização e entusiasmo pelos vinhos portugueses.
Em tempo, acompanhando a sobremesa e fechando a noite, um “básico (?!)” Porto Vintage: Niepoort Vintage 1992. Como são raras as oportunidades em provar um Porto Vintage com 16 anos de idade e como harmonizou com a sobremesa! Ah, saudades...


Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Que bom ver os vinhos portugueses a serem apreciados desse lado do Atlântico. Conheço a maior parte deles e fiquei com água na boca!
Marizé disse…
Fico sempre muito feliz e até emocionada quando vejo os nossos vinhos agradarem além fronteiras.

Bj

Postagens mais visitadas