Hugh Johnson Guia de Vinhos 2008

O britânico Hugh Johnson, OBE é um dos mais importantes críticos de vinho no mundo. É autor do livro que consideramos referência na cultura do vinho: A História do Vinho. Seguindo a escola britânica não pontua vinhos na escala de 0 a 100 pontos, utiliza de 1 a 5 estrelas ou de 0 a 20 pontos. Por ser profundo conhecedor e ponderado, considero as obras de Hugh Johnson, leituras obrigatórias antes de se aventurar pelos mundos de Robert Parker e Wine Spectator.
Fomos contactados para emitir uma opinião sobre o Guia de Vinhos 2008 do Hugh Johnson (edição de bolso).
Como a próprio título do guia diz , o formato é de pocket book, onde não devemos esperar tanta profundidade, mas sim praticidade e funcionalidade. É o livro ideal como ferramenta de compra de vinhos. Traz guia de safras, pequenos artigos e sucintas (porém precisas) informações sobre regiões e o mais importante, os produtores.
Nos artigos destacam-se os que tratam da harmonização comida-vinho e um artigo especial da Itália.
Acho que seria interessante se o livro inteiro fosse organizado da mesma maneira que o capítulo de Bordeaux. Explico: texto da região em ordem alfabética seguido dos textos dos châteaux em ordem alfabética, enquanto nos demais textos, a ordem alfabética traz regiões, produtores, vinhos, uvas e sub-regiões agrupados em um bloco só.



Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Rogério disse…
Faz tempo que eu procuro "A História do VInho" para comprar. Mas já saiu de catálogo aqui no Brasil (Cia. das Letras). Também olhei nuns sebos da Internet e nada. Folheei o exemplar de um amigo certa vez e o livro me pareceu fantástico.

Se o Guia 2088 for pelo mesmo caminho...

bjs
Rogério

Postagens mais visitadas