No mínimo Pitoresco!

O casal Débora e Fernando do Brincando de Chef (finalmente conhecemos alguém deste mundo virtual) havia nos convidado para conhecer algum restaurante juntos (e que fosse inédito para nós quatro) e depois postar (nos respectivos blogs) sobre as nossas impressões do local. Eles sugeriram algumas opções e nós escolhemos um restaurante russo: o Cafe Pittoresque (A casa da Rússia).
Este restaurante é localizado na Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho), num pequeno imóvel (que passamos batido na primeira volta ao quarteirão). Nossa fértil imaginação idealizou um espaço pouco iluminado, com decoração rebuscada, bonecas Babuska (aquelas que encaixam uma dentro da outra), garçons vestidos à caráter, uma áura misteriosa (sei lá, um ar condicionado bem frio para remontar o clima russo...), mas não foi nada disso. Podemos dizer que era bem clean para um restaurante com a temática, papel de parede avermelhado, iluminado, calmo (um pouco demais para ser sábado à noite), mesas de madeira escura e lisas (só tinha uma rosa vermelha) e garçons trajados de forma corriqueira.


Depois que nos apresentamos à Débora e ao Fernando pedimos o cardápio. Resolvemos optar por dois Menus Degustação e dois pratos após um garçon nos ajudar (ou atrapalhar - ele deu uma explicação bem confusa).


A entrada fria (Zakuski frio) era composta por pequenas porções de "Vinagrete de beterraba" (bom), "Salmão marinado com aneto" (era um salmão curado), "Cogumelos marinados", "Berinjela marinada" (recheada com cenoura), "Ovas de Capelim", "Pão preto" e "Creme maturado" (não sentimos o aroma maturado, parecia creme de leite fresco).

A entrada quente (Zakuski quente): "Piroshki misto" (1 de carne e 1 de queijo), "Folhado de berinjela", “Griby v smetane” (cogumelos com creme azedo gratinado, mas lembrava muito os cogumelos do prato frio com creme de leite), “Goutap” (pastel recheado com ovos mexidos e ervas), “Tefteli” (pequenas almôndegas fritas) e “Pão preto” (que o garçon disse ser diferente do que acompanhava o Zakuski frio, mas não percebemos diferença).


A Débora pediu o “Filet stroganoff original” (vejam a opinião dela), o Fernando pediu “Truta recheada com arroz de ameixas e nozes” (era o prato mais bonito, vejam a opinião dele), o Marcel pediu “Plovs baraninoi” (cordeiro em cubos assado com arroz e especiarias – Este prato tem pouca carne, cominho em excesso e o arroz tem sabor e textura de arroz “queimado e grudado na panela”, como disse o Marcel) e eu pedi “Perdiz assada com molho de mirtillo” (o molho estava bom, mas poderia ter sido coado para ficar mais liso, e faltou sal na carne).




Nossa esperança estava na sobremesa! Pedimos “Bliny s medom i gelem” (Blinis com mel e geléias) – e nos serviram crepe (!).


Apesar dos pratos não terem nos surpreendido, o jantar tornou-se agradável e divertido devido à companhia dos novos amigos (conversamos sobre boa mesa e rimos muito).


Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Nina e Marcel.
O prato que eu escolhi estava muito condimentado e nada diferetne do strogonoff tradicional. A truta do Fernando estava muito temperada também, cheia de espinhos e com uma quantidade exagerada de arroz.
O que salvou nosso jantar foi mesmo a companhia de vocês e nossas muitas risadas. Com certeza vamos repetir a dose, mas que da próxima vez não tenha nada pitoresco! rs
Vamos publicar nosso relato entre hoje e amanhã e assim que fizermos isso avisamos aqui.
Abraços,
Débora e Fernando
Débora e Fernando, quando vcs postarem no Brincando de chef vou linkar aqui neste post.
Realmente foi divertido! rsrs
Fiquei com tanta vontade de comer as blinis que acabei fazendo aqui em casa!

abs,
Nina e Marcel.
Nina, já publicamos. Passa lá pra ler, aqui vai o link:
http://brincandodechef.blogspot.com/2007/11/coisa-t-russa.html
Beijos,
Débora
Eli disse…
Mas que delícia de encontro, a companhia compensou todo o restante tenho como certo. :)
Eli disse…
Fiz um comentário enorme no post sobre os livros de culinária abaixo e não entrou. :(
Débora, já adicionei o link no post. Passei pelo Brincando, o brownie ficou amassado no pacote, né?! Sorry!

Eliana, com certeza! Foi um evento muito divertido, demos muitas risadas (do serviço, da comida, de acontecimentos com os blogs...)
Seu comentário entrou no post "A grande Cozinha - Abril coleções". Dá uma olhadinha lá.

bjocas,
Nina.
cgwerbg disse…
Olá Nina e Marcel,

Adoramos esta idéia do "brincando de chef". Quem sabe um dia não conseguimos fazer uma edição do jantar harmonizado aqui no RJ ou aí em SP.

Abs.,

Rafaela e Claudio
Rafaela e Claudio, com certeza combinaremos na primeira oportunidade!

bjo,
Nina.

Postagens mais visitadas