cervejas Hoegaarden Witbier-Bière blanche e Kriek Belle-Vue


Na última vez que fui ao Tortula experimentei duas cervejas que ainda não conhecia. acredito que são novas no mercado nacional.

A Hoegaarden Witbier-Bière blanche é belga e produzida a partir de trigo maltado. Entram também na sua composição: sementes de coentro e zeste de laranja. Ela é turva como uma weiss, porém é bem mais pálida (quase branca - daí o nome que recebe). É uma cerveja muito refrescante com corpo bem leve e muito aromática (muitas frutas, principalmente banana e lichia, é quase uma gewürz das cervejas). Acredito que deve harmonizar bem com alguns pratos da culinária asiática, inclusive peixes (por ser muito aromática e não tolerar combinações com bebidas com teor alcoólico um pouco mais alto).


A Kriek Belle-Vue é também de origem belga, porém seu processo de elaboração é 
diferente: produzida a partir de fermentação espontânea, isto é, com leveduras selvagens, a cerveja é envelhecida em barris de carvalho e, nesta etapa, entra em contato com cerejas frescas. O resultado final é uma cerveja com maior acidez, sabor acentuado da cereja e gaseificação mais sutil (comparada às outras cervejas). É muito intensa para degustar pura, aconselho acompanhar com uma ratatouille ou um torta de maçã. Prefiro esta cerveja (que também é vedada com rolha) a muitos espumantes rosés, uma vez que não apresenta tanta doçura quanto alguns exemplares destes vinhos.


Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Lídia Lopes disse…
Que cervejas interessantes! Não conhecia...
Beijos
Carla Soares disse…
fiquei interessada na segunda cerveja. Também gosto muito de provar cervejas diferentes e em geral, minhas preferidas são as do tipo pale /red ale... será que a encontro aqui em BH?
Lídia, cada que vou a estes bares com boa carta de cervejas, tento experimentar alguma novidade.

Carla, aqui em Sampa, vi preços variando de R$9,90 à R$15,90 (Belle-Vue). Vi tbm um anúncio do Wallmart que estão vendendo na rede (não sei se tem esta rede em BH). Gosto bastante das red ales e provei uma chilena muito estranha (será o próximo post).
abs,
Marcel.
Valentina disse…
Conheço a Hoegaarden e gosto muito dela. nao conheco a outra.
Valentina, cheguei a experimentar a Hoegaarden, mas quero degustar novamente com algum prato, acho que combinará bem.

bjo,
Nina.

Postagens mais visitadas