Macarrão ensopado

Eu adoro Lamen (tem até um filme que retrata isso muito bem: Tampopo) e todo tipo de prato oriental com macarrão ensopado. O primeiro lamen feito no Japão foi preparado por um cozinheiro chinês no século XVII. Em São Paulo, as melhores casas de Lamen ficam no bairro da Liberdade (nunca me lembro de tirar foto deste prato por lá...).
O lamen tradicional é feito com uma massa caseira deliciosa, caldo de porco (com variações: shoyu e misso), legumes (vagem, broto de feijão, cebolinha, etc), lombo de porco assado fatiado, kamaboko/tikuwa (massa de peixe), nori (folha de alga) e ovo cozido. Pode-se acrescentar vários outros ingredientes.
Selecionei três tipos de pratos com o macarrão ensopado: todos eles são acompanhados de pimenta seca (à parte).


Lamen
Hiyashi Lamen: esta versão é servida fria (ou até gelada) com caldo feito com peixe seco, shoyu e óleo de gergelim, cenoura, omelete japonesa, cebolinha e cogumelo. Mas pode-se acrescentar pepino, lombo de porco assado cortado em tiras e kanikama.


Nabeyaki Udon: uma versão quente (vem em pote de porcelana com tampa), com caldo fumegante de porco ou frango, macarrão tipo udon, alga, cebolinha, tikuwa, ovo, shiitake, espinafre japonês e kamaboko.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Cris disse…
Nina, todos lindos! O primeiro chama a atenção pelo colorido.
Cris, o Lamen convencional é meu preferido, mas para os dias quentes, prefiro a versão Hiyashi.
bjo,
Nina.
Anônimo disse…
E o instantâneo? Vai dizer que você nunca comeu?
Claro que já comi, quando acampava. Nunca gostei, mas não queria ser a chata. Imagina viajar com os amigos para o camping, tomar banho frio, sem eletricidade e depois dizer que não comia macarrão instantâneo.
abs,
Nina.
Angela Oeiras disse…
Uma delicia todas esas sopas orientais..
Muito bonita a apresentação...
Unknown disse…
Têm um ar delicioso
Marizé disse…
Só a aprentação já é uma obra prima, por mim provava todos.
Beijocas
Elvira disse…
Sou uma fã assumida de sopas orientais com macarrão. Essas são todas tentadoras. :-)
Laurinha disse…
Não me lembro em qual canal, acho que no programa do Anthony Bourdain, vi fazer, artesanalmente, o lamem, é impressionante, parece que é uma tradição que a modernidade (indústria, maquinário, produção em massa) está abafando! Era somente um senhor, que não tinha filhos e portanto não tinha para quem passar seus conhecimentos...
Beijinhos,
Sheila disse…
Nina,
o que é esse elemento rosa e branco da primeira foto?
Migas disse…
Nina, adorei todas as sugestões! E eu "detesto" os noodles instantâneos...acho que até comi pela primeira vez aqui com os coreanos...blac...o seu macarrão sim, está uma tentação! :o)
Nina, esses sao refeicoes completas num unico prato. ao lado da minha casa tem um restaurante vietnamita que tem umas noodle soups que sao imensas! e sao lindas. dah gosto de ver o pessoal devora-las. ;-) minha mae quando viu, quis uma imediatamente. eu nunca arrisquei! ;-)

Esse filme japones em um must see-must have. beijo,
Obrigada Alegna e Goretti! Voltem sempre por estas bandas...

Marizé, um dos fatores que me atrai na cozinha japonesa é a apresentação, afinal comemos com os olhos tbm!

Elvira, para mim são pratos únicos: temos o amido da massa, proteína da carne, verduras e legumes, completo!

Laurinha, tbm vi este programa, fiquei impressionada com o chinês que fazia a massa sentando em bambu. Achei o máximo o cuidado e dedicação dele, pena que ele não tem dissípulos... a arte morrerá com ele!

Sheila, é o kamaboku, uma massa feita com carne de peixe branco, fécula de batata temperos e corante(se não me engano é cozida no vapor). O kanikama é uma versão do kamaboko, mas aromatizada com essência de caranguejo.

Obrigada Migas, eu já experimentei macarrão instantâneo brasileiro, japonês e coreano, mas não gostei de nenhum.

Fezoca, eu não cnseguiria me segurar, acho que experimentaria todos os tipos de pratos nesse vietnamita (rsrs). Adoro este filme, é uma mistura de romance, com cultura japonesa e "busca pelo Lamen perfeito".

beijos a todos,
Nina.
Anônimo disse…
Nina,vou ser repetitiva, a apresentação está fantástica,que belo colorido dos pratos. Na Alemanha pude provar algo parecido porém feito com o "Glasnudeln",como eles chamam,que é aquele macarrão bem fino e transparente,delicioso,beijo!
Obrigada Mariângela! Este "Glasnudeln" parece bem interessante, sabe de que é feito? Tem um macarrão japonês que é transparente (chama-se harussamê) e é produzido com feijão verde.
bjo,
Nina.
Anônimo disse…
Hummmmmm, lindos!!! Amo o filme Tampopo, faz tempo que ando querendo revê-lo...
Um beijo e ótimo final de semana.

www.mangiachetefabene.wordpress.com
Verena, esse é um daqueles filmes que alugo repetidas vezes...
bjo,
Nina.
Valentina disse…
Nina, amei este teu post. A forma como escrevestes.
Obrigada Valentina, sempre leio nos blogs sobre a cultura dos outros e gosto muito, acho que seria interessante para quem não mora no Brasil conhecer um pouquinho sobre os nosso costumes, a nossa miscigenação.
bjocas e bom fim de semana,
Nina.
Anônimo disse…
Oi, Ninoca! Estou obcecada por lámens, ainda mais agora no friozinho (especialmente depois de ter visto o Tampopo! hahaha!). Pesquisando na internet, achei este teu antigo post. Você tem uma receita boa de caldo para eu preparar em casa? Preciso aprender a fazer lámen propriamente, tô viciada! hehheh! beijosss
Luciana,
O Marcel fez um curso sobre estes pratos.
Um dia postaremos sobre a receita dos caldos (de porco, cozido lentamente e depois clarificado).
Dá um trabalhão, mas ficam super sborosos.

bjo,
Nina.

Postagens mais visitadas