
Esta é a minha versão de um doce que adoro.
Faça a calda com 240g de água, 360g de açúcar e suco de 1 limão siciliano. Retire do fogo e junte 1tbsp de água de flor de laranjeira. Reserve. Misture 300g de nozes moídas com 40g de açúcar e noz moscada ralada. Derreta 60g de manteiga clarificada derretida e pincele uma fina camada em uma forma quadrada ou retangular (20cm). Coloque 1/4 de pacote de massa phyllo, pincelando cada folha com manteiga derretida. Coloque 1/3 das nozes. Siga este processo até terminar com massa phyllo. Cortem losangos (sem cortar até embaixo). Asse à 180ºC por cerca de 35-40 minutos ou dourar. Retire do forno e verta a calda com cuidado. Deixe esfriar completamente e termine de cortar. Gele.
Como eu tinha poucas nozes, usei damasco seco na camada do meio.
Postado por Nina Moori.



11 comentários:
Esse doce árabe é bom de comer e chorar por mais! ;-)
Beijos.
Este doce está tentador, coloca o meu Apfel strudel a um canto! Vou tentar fazer, mas não prometo que fique tão lindo assim.
aff*
salivei agora....
TAmbém adoro esse docinho e agora vendo aqui vou tentar sua receita!! :)
O aspecto está muito bom. Parabéns!
Obrigada meninas! Acho que este doce é fácil em relação ao sabor que oferece no final, mas sou suspeita, pq adoro todos os doces de origem árabe (não só os doces)!
bjos a todas,
Nina.
Nina, parece maravilhos este docê, junto a esta massa phylo, fiquei tentada a fazer também. abraços.
Oi Dinha, é um doce fácil e que normalmente agrada. Pode usar castanha de caju, do Pará, pistache, macadâmia, avelã, pecan e já vi com amendoim. Mas as clássias são com nozes ou pistache.
bjo, Nina.
adoro este doce mas nunca fiz, ainda vou tentar fazer um dia, .o seu esta lindo ! bj
Nina, sem provar já me atrevo a dizer que só pode ser bom demais!Meu deu uma vontade de fazer agorinha mesmo... mmmmmmmm :)))
Beijinhos
Olá Bia e Joaninha, acho esta receitinha fácil e bem gostosa! Fica bem aromática.
bjos,
Nina.
Postar um comentário