Gnocchi de batata baroa

Batata baroa ou mandioquinha: tubérculo de textura suave, sabor levemente adocicado e cor amarela. Rica em fósforo, vitamina A e niacina.
O gnocchi clássico é feito com batata, eu optei produzir com mandioquinha. Servi com molho ao "sugo" e com "salvia e burro" (manteiga clarificada, sálvia e sal - acrescentei alho picado e salsa fresca porque a sálvia que usei era seca).

Gnocchi de mandioquinha: cozinhe meio quilo de mandioquinha em pedaços (sempre que faço pão ou massa utilizando tubérculos cozidos, faço a cocção embrulhado em filme plástico ou asso - estes processos evitam a absorção de água e consequentemente o uso de mais farinha de trigo para obter o ponto). Peneire ou use espremedor de batata, adicione três gemas pequenas e misture bem. Junte sessenta gramas de farinha de trigo e sal. Abra sobre superfície polvilhada com farinha, corte e cozinhe em água salgada. Sirva imediatamente com o molho.



Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Faz um tempo que procuro uma receita de nhoque bem macio, com massa leve, que desmancha na boca. Esta receita fica leve? Parece bem gostoso.
Camila
Nani do Paulo disse…
Hummm isso parece maravilhosamente gostoso!
Nani do Paulo disse…
Hummm isso parece divinamente saboroso!
Oi Camila, eu gosto de gnocchi que vá pouca farinha de trigo, a consistência leve é consequência de pouca adição de gluten. Pode testar, vc vai gostar desta.
Obrigada Nani, volte sempre.
Bjs a todas,
Nina.
Verena disse…
Nina, eu amo Gnocchi de Baroa, acho que é meu preferido! Esse molho de sálvia e manteiga deve ser divino! Adoro com molho ao funghi secci.
Como você cozinha o tubérculo com filme plástico??? Não derrete? Achei bem interessante!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com
Marizé disse…
Que receita maravilhosa, gosto muito de gnocchi, tenho que experimentar estes. Bom fim de semana
Duly disse…
Amo tudo que leva batata baroa!Hoje vou fazer uma sopa dela para o jantar!beijo e bom fim de semana
fezoca disse…
essa eh uma das minhas comidas favoritas. feito de mandioquinha entao eu iria pirar! um absurdo de bao! bjs,
Oi Verena, próxima vez farei com molho de funghi entao. O filme não derrete, aguenta temperaturas altíssimas (eu uso para pré assar massa de torta, por baixo do feijão seco).
Marizé e Duly, bom final de semana para vcs tbm!
Oi Fezoca, pena que por aí é mais difícil de encontrar a batata baroa...

bjos a todas!
Nina.
Márcia disse…
Nina, vc se supera! A cada dia q passo aqui, apendo uma coisa nova...
Essa dica do plástico está anotadíssima, adorei!
Deve ser mt útil pra jerimum, né?
Beijão!
Cláudia A. disse…
Adoro gnocchi de mandioquinha. Acho até mais saboroso do que o de batata. Um beijo.
Anônimo disse…
Estou com 1kg de mandioquinha pensando que não gostaria de repetir a sopa,taí,achei, o sabor deve ficar incrível..beijo!
Oi Marcia, cozinho as raízes/frutos/vegetais para uso em massa/pão em filme plástico. O sabor não altera, não fica aguado. E a textura fica perfeita para estas finalidades.
Oi Claudia, eu gosto de gnocchi com batata, mas atualmente estou preferindo com batata baroa.
Olá anônimo, que bom que pude ajudar. Se mesmo assim ainda sobrar mandioquinha, faça um pão!

bjos a todos,
Nina.
Mariângela disse…
Nina, o anônimo sou eu,esqueci de assinar..já me interessei pelo pão de mandioquinha,tu tens alguma receita interessante? beijo,obrigada,Mariângela.
Silvia Arruda disse…
Nina, tô louca pra fazer esse gnocchi de mandioquinha!!! :)
Deve ser deliciosooooo
valentina disse…
Nina, que ótima receita. Adorei a variação do ingrediente principal.
Oi Mariângela,
Vc pode seguir a receita do dia 12 de julho (é um pão de batata doce, mas é só substituir por mandioquinha).
Obrigada Silvia e Valentina!
bjos a todas,
Nina.
Anônimo disse…
oi professora, você dá aula de confeitaria e panificação e ainda faz gnocchi de mandioquinha?! usei a sua receita para o almoço do domingo.
bjus,
Camila

Postagens mais visitadas