Chiffon Cake de cenoura


A primeira vez (10 anos atrás) que vi uma forma de chiffon cake achei super estranho: uma forma com furo central (até aí tudo bem), com fundo falso e, três "perninhas" (ou chifres como a minha irmã fala). O bolo chiffon leva em sua composição muita clara e açúcar em relação à farinha de trigo. É um bolo super levinho (com textura de espuma) e se assado em formas convencionais perde o volume ao esfriar (uma vez que abaixaria pelo próprio peso do bolo).
O segredo desta forma é não untar e esfriar o bolo de cabeça para baixo! E como tem fundo falso é fácil de desenformar. O bolo não despenca quando virado, não se preocupem, ele apenas não perde o volume leve e aerado (pois tem pouca farinha de trigo).


Eu uso esta forma para fazer angelcake também. A diferença entre chiffon e angel é que o angel não leva gemas, apenas claras.

Chiffon carrot cake (100% = 200g): Use duas batedeiras. Peneire juntos 58,75% de farinha de trigo, 1,5% de fermento, 16,25% de amido de milho, 0,75% de sal e 0,5% de gengibre em pó. Monte na batedeira 41,25% de gemas com 45% de açúcar, junte 80% de óleo (liquidificado com 30% de cenoura ralada) e 63,75% de água. Monte, ao mesmo tempo, 99,3% de clara com 0,37% de cremor de tártaro e 75% de açúcar. Junte 20% de cenoura ralada nas gemas e os ingredientes secos. Fold as claras montadas. Coloque na forma para chiffon (sem untar). 190ºC por cerca de 40-50 minutos. Inverta imediatamente sobre o cone (faz parte do conjunto da forma) e deixe esfriar.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Cláudia A. disse…
Adoro vir aqui por causa das novidades. Achei essa forma o máximo e o bolo também. Beijo.
Carol Arêas disse…
Puxa, eu nunca tinha visto uma assim!
E que textura a do bolo, hein? Deu pra sentir o cheirinho daqui do Canadá!
Akemi disse…
Adoro chiffon cake mas ainda não comi de cenoura. Vou experimentar sua receita, parece deliciosa!
É super-prática, essa forma.. E o bolinho ficou linfo!
Sheila disse…
O.O'

Que coisa mais diferente! Adorei! Esfriar de cabeça pra baixo!!! Só vc mesmo pra trazer essas novidades =)
Obrigada meninas! Essa forma é o grande truque para fazer um bolo bem leve. bjos, Nina.
Elvira disse…
Uma senhora que eu conheço costuma usar uma garrafa e uma forma redonda normal com buraco. E resulta muito bem.
Eli disse…
Que luxo esse bolo!!!
Beatriz Belliard disse…
tai uma forma que eu ainda nao tenho, aqui nunca vi !! E o bolo ficou lindo! bjs
Oi Elvira, ótima dica para quem usa a forma com buraco vazado! A minha não tem um buraco para colocar uma garrafa. Mas para quem está começando a comprar formas é uma ótima pedida!
Oi Eliana, obrigada!
Oi Bia, dá uma aolhada no comentário da Elvira!
bjos a todas,
Nina.

Postagens mais visitadas